Arena da Amazônia é eleita como segundo melhor estádio do mundo

A Arena da Amazônia foi eleita pelo site StadiumDB como o segundo melhor estádio do mundo construído em 2014. A arena, que recebeu quatro jogos do Mundial de Futebol em 2014, foi eleita a segunda melhor do mundo em quatro itens: Inovação, Impacto Visual, Relação com o Entorno e Custo-benefício.

Segundo lugar no Stadium of the Year 2014 (Estádio do Ano 2014), de acordo com o Jury Vote Award (Prêmio do Júri), divulgado pelo site StadiumDB.com, a Arena da Amazônia recebeu pontuação final de 7.346. A maior pontuação foi pelo Impacto Visual, de 8.083, seguido de Inovação (7.667), Relação com o Entorno (6.833) e custo-benefício, 6.800. O primeiro lugar ficou com o estádio Hazza Bin Zayed, dos Emirados Árabes.

size_590_arena-amazonia

Em matéria postada no site StadiumDB.com, um dos membros do júri, Mike Bell, diz que a Arena da Amazônia é um dos seus estádios favoritos. “Este é um design inovador que, provavelmente, será copiado. Possui uma maravilhosa claridade de padrão por dentro e por fora. É um grandioso gesto estrutural, o qual faz contato com o chão de uma forma que o público pode tocá-lo e interagir com ele. É um dos meus estádios favoritos”, disse Mike Bell.

O membro brasileiro do júri, Bruno Campos, comentou na matéria que, apesar de Manaus ter demolido um estádio de quase 40 anos (o “Vivaldão”, projetado pelo arquiteto Severiano Porto), a GMP Architekten (empresa que criou o projeto da Arena) o substituiu por uma “gema belíssima”. “A simplicidade e a claridade do novo estádio compõem uma grande realização de arquitetura, impecável e poderosa, no coração do Amazonas”, comenta Bruno Campos.

O Stadium DB é um site especializado em arenas, acompanha a construção de 158 arenas pelo mundo e tem um banco de dados de 1.500 estádios. Além de promover competições entre todos os estádios do mundo,  o site  divulga relatórios frequentes com análises de público. O vencedor eleito pelo júri de especialistas foi o Hazza Bin Zayed Stadium, que fica nos Emirados Árabes Unidos.

 

Stadium of the Year 2014 (Estádio do Ano 2014), de acordo com o Jury Vote Award (Prêmio do Júri).

Pontuação da Arena da Amazônia (segundo lugar)

Resultado final: 7.346.

Impacto visual: 8.083.

Relação com o entorno: 6.833.

Inovação: 7.667.

Custo-benefício: 6.800

Ponturação do Hazza Bin Zayed Stadium, dos Emirados Árabes (primeiro lugar)

Resultado final: 7.850

Impacto visual: 9.000.

Relação com o entorno: 7.000.

Inovação: 8.500.

Custo-benefício: 6.900.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close