Arborização urbana floresce e embeleza canteiros centrais e passeios públicos da cidade

 

Os pedestres e motoristas mais atentos já perceberam: as árvores de espécies florestais utilizadas pela Prefeitura de Manaus na arborização de canteiros centrais e passeios públicos da cidade estão começando a florescer, trazendo mais beleza à paisagem urbana. Na Avenida Djalma Batista, são destaques as 315 mudas de ipês plantadas há três anos com a finalidade de formar um corredor da espécie florestal na avenida, permitindo o embelezamento da via.

Arborização urbana da Prefeitura de Manaus floresce e embeleza canteiros centrais e passeios públicos da cidade. FOTOS ASS
Arborização urbana da Prefeitura de Manaus floresce e embeleza canteiros centrais e passeios públicos da cidade.
FOTOS ASS

O ipê é uma espécie florestal nativa que tem como característica o florescimento em diversas tonalidades em determinadas épocas do ano. Muito utilizado na arborização de espaços urbanos, as árvores já dão uma ideia da beleza que ficará o corredor viário ao longo do tempo.

Outra espécie que também está florando é a do pau-pretinho, bastante utilizada na arborização urbana de Manaus. O pau-pretinho se adéqua ao plantio em calçadas devido ao sistema radicular profundo da espécie, que se torna pouco agressivo às construções.

De acordo com o diretor em exercício de Arborização Urbana e Paisagismo da Semmas, Lucas Ourique, há uma preocupação em se utilizar espécies florestais e arbóreas que também possam, além de prestar os seus serviços ambientais, tais como sombra e conforto térmico, embelezar os espaços urbanos, dando a eles uma identidade própria.  “Estamos buscando diversificar sempre tendo a preocupação em optar pela espécie mais apropriada ao meio urbano, lembrando sempre que a escolha leva em consideração o espaço disponível e fatores como a permeabilidade do solo e os equipamentos públicos urbanos,  permitindo a co-existência dos mesmos”, afirmou Ourique.

Há mais de dez tipos de ipês com flor em tons amarelos. A espécie é amplamente utilizada na arborização urbana em todo o país. Uma das  utilizadas em Manaus, a Tabebuia serratifolia (que também ocorre na Amazônia) predomina no restante do território nacional, enquanto a Tabebuia alba  (o branco), também utilizado em Manaus, ocorre principalmente do Paraná ao Rio Grande do Sul. Mas todas têm nomes populares e regionais, de acordo com os locais onde são cultivadas.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close