Após solicitação de Roberto Cidade, Superintendência Regional do DNIT faz manifestação à Aleam

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto - Herick Pereira

Em resposta às reivindicações junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), foi procurado pelo superintendente regional do órgão, Orlando Machado. Em contato com Cidade, Machado forneceu informações sobre a recuperação do Porto de Borba (a 150 quilômetros de Manaus), que foi danificado no domingo, 23/2.

“Depois de eu vir a esta tribuna cobrar uma atitude emergencial quanto ao que houve no porto de Borba, o superintendente do DNIT, Orlando Machado, me informou que esteve ontem mesmo no município, com uma equipe de engenheiros civis, navais e soldadores, porque se não houvesse uma ação emergencial o porto ia afundar. Foi preciso o uso de bombas para retirar a água e os soldadores fizeram a contenção de imediato. Ele me disse também que ia hoje à Brasília em busca de recursos para fazer o serviço, para que em breve o porto de Borba possa estar funcionando em sua normalidade”, afirmou o parlamentar.

Cidade pediu, ainda, máxima urgência na recuperação integral da estrutura danificada, tendo em vista as proximidades dos festejos de Santo Antônio de Borba. “As ações precisam ser adotadas com a máxima urgência. Daqui a alguns meses acontece no município os festejos de Santo Antônio, que é quando a ‘Princesinha do Madeira’ tem o momento de maior arrecadação do município. A população não pode ser prejudicada”, reforçou.

O parlamentar aproveitou para reiterar o convite ao superintendente regional do DNIT, Orlando Machado, para comparecer à Aleam e apresentar o cronograma do órgão quanto à recuperação dos portos do interior do Estado e das estradas no Amazonas, tais como a BR-319 e a BR-230.

“Sou um deputado do diálogo, acredito que por meio dele teremos muitos bons frutos no Estado do Amazonas e, por isso, convido ao diálogo, aqui nesta Casa, o superintendente Orlando Machado. Para que ele possa nos apresentar o cronograma de recuperação dos portos que estão fora de operação, das vias que estão intransitáveis e das muitas estradas que precisam ser pavimentadas. Doutor Orlando, venha conversar conosco nesta Casa”, convidou.

Requerimento

Na segunda-feira (24/2), o deputado presidente apresentou o Requerimento nº 537/2025 solicitando ao DNIT, para que adotasse providências urgentes quanto aos reparos necessários para o restabelecimento do funcionamento do píer do porto de Borba, tendo em vista que no domingo (23/2), um comboio arrastou a estrutura metálica composta por uma ponte que liga a orla aos barcos, e uma plataforma, por onde ocorre o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. Após o impacto, a embarcação arrastou a estrutura, que se desprendeu.

A estrutura do porto de Borba sofreu sérias avarias, danos estruturais significativos, rachaduras, deformações na estrutura, danos às instalações elétricas e de iluminação, além do risco de desmoronamento. A extensão total dos danos ainda está em fase de análise.

Em outubro do ano passado, o deputado presidente, mais uma vez, procurou obter junto ao DNIT um relatório detalhado a respeito da situação dos portos administrados ou supervisionados pelo órgão no interior do Estado do Amazonas, por meio do Requerimento nº 3.620/2024.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS