Amazonas Saúde Itinerante tem ações programadas para 15 municípios neste mês de maio

20110809112716catarata10
Quinze municípios do interior do Estado recebem, neste mês de maio, as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as atividades levadas a esses municípios incluirão jornadas de cirurgias e a oferta de consultas com médico especialista. “As atividades do mês iniciaram pelos municípios de Juruá, Tabatinga, Parintins e Uarini”, informou Alecrim.

O governador José Melo destaca a importância do programa para reforçar a assistência em saúde, no interior do Estado. Ele explica que o Amazonas Saúde Itinerante, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, tem evitado que milhares de pessoas precisem se deslocar para a capital para tratar doenças ou realizar cirurgias. Somente no primeiro trimestre deste ano, o programa realizou 10,6 mil atendimentos.

Em Juruá, entre os dias 2 e 5 deste mês, o programa permitiu a realização de 33 cirurgias gerais e ginecológicas. Além disso, a ação levada ao município incluiu 141 atendimentos em consultas de pediatria e mais 118, em neurologia. A cidade de Uarini iniciou maio recebendo consultas na especialidade de oftalmologia. Em Parintins e Tabatinga serão concluídas nesta quarta-feira, dia 7 de maio, jornadas de cirurgias de catarata, iniciadas nos dias 4 e 5, respectivamente.

As jornadas de cirurgia geral também serão levadas, neste mês, a Autazes e Eirunepé. Cirurgias de catarata estão programadas, ainda, para Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Urucurituba. As consultas de oftalmologia, por sua vez, devem acontecer em Apui, Caapiranga, Careiro Castanho e Manacapuru.

Lábio leporino – No período de 11 a 17 de maio, o município de Parintins receberá uma jornada especial de cirurgias reparadoras de lábio leporino. A ação será desenvolvida pela Susam em parceria com as organizações não governamentais Smile Train e Amazon Outreach, a Prefeitura de Parintins, Igreja Presbiteriana de Manaus e Igreja Batista de Parintins.

“Temos a previsão de atender 57 pacientes nesta ação, entre adultos e crianças, incluindo moradores de Parintins, Nhamundá e Manaus”, explicou o cirurgião Joaquim Alves, um dos coordenadores da ação. A jornada de cirurgia acontecerá no Hospital Jofre Cohen, do Governo do Estado.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close