Amazonas recebe 231.600 doses de vacina contra Influenza nesta terça-feira

A Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe) no Amazonas inicia em 12 de abril

O Amazonas recebeu, nesta terça-feira (06/04), 231.600 doses de vacina contra a Influenza (gripe). A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), será destinada aos 62 municípios do estado para a operacionalização da Campanha de Vacinação contra a Influenza, a ser realizada entre 12 de abril e 9 de julho e que tem como meta atingir 90% de cada um dos grupos prioritários elegidos pelo MS.

Nesse primeiro momento, a vacina contra Influenza será destinada a crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos; puérperas, gestantes e profissionais de saúde. A partir desta quarta-feira (07/04), as doses estarão disponíveis para retirada por parte dos municípios do estado mediante agendamento. Os imunizantes estão armazenados em rede de frio na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), na zona centro-sul de Manaus.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, é importante que as secretarias municipais de saúde se organizem para otimizar os recursos para a operacionalização da campanha de vacinação. “A vacina contra a Influenza, assim como a COvid-19, é uma importante estratégia para evitar a doença. A imunização contra a Influenza continua sendo extremamente importante e deve ser mantida mesmo com a circulação do novo coronavírus”, afirmou.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS), Izabel Nascimento, apontou que, diante da pandemia de Covid-19, é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos ao público que esteja apto para a vacinação contra influenza. “Recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas que apresentem sintomas gripais em geral e sintomas suspeitos para Covid-19. A recomendação é que a pessoa aguarde até a recuperação clínica total”, alertou a coordenadora do PNI/FVS.

Além disso, segundo Izabel, a aplicação das vacinas contra Influenza e contra Covid-19 deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.

Campanha – A Campanha de Vacinação contra Influenza está prevista para ocorrer em etapas de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde (MS) e disponibilidade do insumo ao estado.

Para a imunização contra Influenza, em todo o país, o MS elegeu os seguintes grupos prioritários: crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos; gestantes;  puérperas; pessoas com 60 anos e mais; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; comorbidades; população privada de liberdade;  adolescentes em medidas socioeducativas; funcionário do sistema de privação de liberdade; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.

Influenza – A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no PNI em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. Esta é a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para ocorrer no período de 12 de abril a 9 de julho de 2021.

Em 2020, foram registrados no Amazonas 11 casos de Influenza B e nove casos de Influenza A. Em 2021, até o momento, não há registro de Influenza.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Close