Amazonas assume primeiro lugar em número de atividades realizadas na SNCT

O Amazonas assume o primeiro lugar em atividades realizadas por ocasião da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia(SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o registro de 30.890 atividades realizadas na SNCT/2014. O estado da Bahia ficou em segundo com 25.089 atividades, e o terceiro lugar ficou para o Rio Grande do Sul com 21.206 ações cadastradas. Outro dado relevante é que o Amazonas é a única unidade federativa a realizar eventos em todos os municípios.

FOTO - DIVULGAÇÃO
FOTO – DIVULGAÇÃO

 Segundo informações divulgadas no portal da SNCT, um total de 107.981 mil atividades aconteceram em 905 cidades brasileiras, com a participação de 923 instituições. Para a titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Ana Alcídia Moraes, o evento de 2014 foi desafiador, mas os resultados compensaram todos os esforços.

Tecnologia – Para o coordenador da SNCT no Amazonas e chefe do Departamento de Apoio à Popularização da Ciência da Secti-AM, Edmilson Bibiani, destacou que, desde 2012, o Amazonas vem ficando em primeiro lugar. “Pelo terceiro ano consecutivo ficamos em primeiro lugar no número de ações realizadas e no número de atividades cadastradas no portal da SNCT do MCTI”.

 Ele disse que o Amazonas é uma referência por ser o único Estado brasileiro a utilizar o Ensino Mediado por Tecnologia como instrumento de popularização da ciência, o que possibilita alcançar cerca de 920 mil alunos da maioria das comunidades do Estado. “Nós conseguimos atingir comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas, ou seja, as regiões mais remotas no Amazonas”.

 De acordo com ele, o maior número de atividades da SNCT 2014 foram as realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Mídias, com a transmissão de palestras de pesquisadores para todo o interior do Estado.

 Com 111 palestras, o “Papo Ciência” reuniu em 15 dias um público de mais de 4 mil pessoas, sendo outra atividade de sucesso da SNCT no Amazonas. Outro evento importante foi a Feira de Ciências do Amazonas (FCA), que na sua 2ª edição teve a participação de mais de 12 mil pessoas, cinco vezes mais do que a primeira edição que não chegou a 2 mil pessoas.

 O prazo para o cadastramento das atividades ocorridas na 11º Edição da SNCT, que teve como tema ‘Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’, encerrou no último sábado (31/01). Para o MCTI, este procedimento é considerado fundamental para que se tenha um diagnóstico mais exato da abrangência do evento em todo o País.

 SNCT 2015 – A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no período de 19 a 25 de outubro com o tema “Luz, ciência e vida”. A escolha do tema se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

 Nos dias 23 e 24 de março, os coordenadores estaduais participarão de um seminário para orientar como cada Estado deverá trabalhar a temática dentro da sua realidade.

 Porém, a primeira atividade do Amazonas em 2015 acontece antes do seminário, com a reunião da Secti, Seduc, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Associação Brasileira de Incentivo a Ciência da região Norte, para darem início aos trabalhos referentes às atividades da terceira edição da Feira de Ciência da Amazônia (FCA), atividade vinculada à SNCT. Depois desse encontro, a secretaria reunirá as mais de 90 instituições parceiras para apresentar o tema da 12ª Edição da SNCT no Amazonas.

 No Amazonas, as atividades da SNCT devem iniciar no dia 1º de outubro e o encerramento está previsto para dezembro, com um trimestre de ações voltadas para a ciência e tecnologia.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close