Alunos têm aula prática de paisagismo e jardinagem na Praça da Matriz

Uma aula prática do minicurso Noções Básicas de Jardinagem e Paisagismo, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Manaus, levou 71 alunos a terem, nesta quinta-feira, 17/05, a experiência de auxiliar na execução do projeto paisagístico de um dos canteiros da Praça do Relógio Municipal, no Centro Histórico de Manaus.

O objetivo da atividade foi o de proporcionar a interação dos participantes com as ações de jardinagem e paisagismo, realizadas nos logradouros públicos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e marcar o encerramento do minicurso, o terceiro oferecido este ano.

O trabalho, coordenado pelo Departamento de Arborização e Paisagismo (Deap) da Semmas, contou com participação efetiva dos alunos, que puderam observar atividade in loco e opinar sobre a concepção do projeto. Técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) acompanharam a ação. Serão utilizadas, no total, 300 mudas da espécie ornamental alamanda amarela, nos dois canteiros, sendo 150 para cada um. O plantio terá continuidade nesta sexta-feira, 18/5, no segundo canteiro.

“Nossa agenda de minicursos ocorre há dois anos e todo mês temos um voltado para a população com temática ambiental. Desta vez,  optamos por trazer para uma área onde nossa equipe de arborização e paisagismo estava trabalhando”, afirmou o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga. Durante a aula prática,  os participantes puderam participar da concepção do projeto (desenho), marcação dos pontos no local, preparação do solo, adubação e plantio propriamente dito.

Um dos participantes,  o administrador Silvio Taveira, 30, elogiou a iniciativa. “É muito gratificante podermos interagir com o trabalho realizado num local tão importante para a cidade e sabermos que tivemos participação direta nesse processo”, afirma ele, observando que, além da oportunidade de aprendizado,  os minicursos proporcionam uma integração maior com a arborização urbana.

O secretário  municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, destaca a importância dos minicursos enquanto estratégias de educação ambiental voltadas à arborização e o paisagismo da cidade. “Temos dois projetos, o Arboriza Manaus e o Ornamenta Manaus, em plena atividade, com ações de manutenção das mudas de árvores plantadas nos últimos dois anos,  e a implantação de projetos paisagísticos associados à arborização. Os minicursos vêm contribuir com a disseminação de informações e um envolvimento maior com o tema”, afirmou o secretário Antônio Nelson.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close