Alunos da rede estadual do AM conquistam 74 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

FOTO - DIVULGAÇÃO

O Governo Federal, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) divulgaram nesta semana o resultado final da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A rede pública estadual de educação do Amazonas encerrou a competição conquistando 74 medalhas. Realizada anualmente, a competição educativa de 2014 mobilizou 18 milhões de alunos de 48 mil escolas brasileiras.

Das 74 medalhas conquistadas por alunos da rede estadual do Amazonas na competição, 61 foram de bronze, 12 de prata e uma de ouro. A rede pública estadual alcançou, também, 415 menções honrosas na OBMEP 2014.

Aluno do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) Waldocke Frick Lyra, localizado na zona norte de Manaus, Yuri Macedo foi o grande destaque regional ao conquistar medalha de ouro na Olimpíada. Sua escola conquistou também, além da referida medalha de ouro, 11 medalhas de bronze e duas de prata.

Localizada no bairro São Lázaro, zona centro-sul de Manaus, a Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro também se destacou na competição, conquistando 12 medalhas, sendo três de prata e 9 de bronze.

Alexandre Duarte, professor de Matemática da escola Brigadeiro Camarão, ressaltou a importância da união entre a escola e a família para conquistar resultados como este. Além de incentivar os estudantes, professor Alexandre foi um dos responsáveis pelas aulas de preparação para a competição educativa, que foram ministradas no contraturno escolar.

Ao conquistar medalha de bronze nesta última edição da Olimpíada, a aluna Bianca Beatriz Conde, 11, matriculada no 6º ano do ensino fundamental da Escola Brigadeiro Camarão disse que a conquista é resultado do empenho.

Conforme regimento da OBMEP, todos os alunos medalhistas receberão, por um ano, uma bolsa mensal de R$ 100, concedida como prêmio pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

OBMEP – Direcionada a escolas públicas, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição nacional e é dividida em três níveis competitivos, abrangendo o ensino fundamental e o ensino médio. O primeiro nível abrange alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o segundo por alunos do 8º e 9º anos e o 3º nível por estudantes do ensino médio. O objetivo da competição educativa é estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close