Aliança política de David Almeida, Wilson Lima e Tadeu de Souza consolidam a liderança nas pesquisas eleitorais

A consolidação de Wilson Lima, não é tão somente na liderança de todas as últimas pesquisas de voto, mas também em uma consolidação de uma aliança política que deu certo

MANAUS – A poucos dias das eleições no Amazonas, já é possível constatar que as estratégias da aliança de um novo grupo político, estão dando certo. O Instituto de Pesquisa Pontual, divulgou nesta segunda-feira (26), uma nova pesquisa e aponta que o candidato à reeleição ao Governo do Estado do Amazonas, Wilson Lima, lidera a corrida eleitoral tem 35,0% das intenções de voto, Amazonino Mendes (Cidadania), aparece com 24,8% da preferência dos eleitores, seguido de Eduardo Braga (MDB) com 17,0%.

A consolidação de Wilson Lima, não é tão somente na liderança de todas as últimas pesquisas de voto, mas também em uma consolidação de uma aliança política que deu certo, Wilson Lima tem como candidato a vice, Tadeu de Souza, procurador do Estado de carreira, homem de confiança do prefeito de Manaus.

No horário noturno, David tem arrastado multidões para os comícios e eventos com Wilson, ele é o principal cabo eleitoral da chapa, atuando no comando de reuniões com apoiadores do atual governador, a exemplo, o último evento realizado na quadra da escola de samba Grande Família, o local ficou pequeno para os participantes.

Nos encontros, David leva consigo uma grande aliada, ela é difícil de conquistar e principalmente de conseguir consolidar. O prefeito de Manaus, chega de mãos dadas com a sua popularidade, que está em alta, mais de 82% de aprovação, segundo as últimas pesquisas. Neste ano, Wilson e David firmaram parcerias que resultaram no Asfalta Manaus, para recapeamento de 10 mil ruas da capital amazonense; na reforma de todas feiras e mercados; na implantação do passe livre no transporte aos estudantes das redes públicas; na introdução dos primeiros ônibus elétricos; entre outros investimentos. Portanto, a nova pesquisa aponta, que a aliança de David Almeida, Wilson Lima e Tadeu de Souza está no caminho certo.

A Pesquisa Pontual, demonstra que a liderança de Wilson Lima também é confirmada nos votos válidos com 40,3% dos votos. Seguido de Amazonino Mendes, que registrou 28,5%. Eduardo Braga, aparece com 19,6% dos votos válidos. Ricardo Nicolau ficou com 6,2%, Carol Braz 3,7%, Henrique Oliveira 1,3% e Dr. Israel Tuyuka 0,4% das intenções de voto. Percebemos que os antigos candidatos que já formaram grandes grupos políticos, vão se distanciando da nova aliança.  

Na rodada de pesquisa feita pela Pontual em um possível segundo turno, Wilson Lima também é o mais lembrado pelos entrevistados. O candidato à reeleição aparece com 45,5% das intenções de voto em um cenário como oponente Amazonino Mendes, que registrou 42,6%. Os votos brancos e nulos totalizaram 8,9%. Já não souberam ou não responderam foram 3,0%.

 

NO CONFRONTO DE WILSON LIMA X EDUARDO BRAGA 

O Instituto Pontual também perguntou aos entrevistados em quem eles iriam votar no segundo turno, em um eventual cenário entre Wilson Lima e Eduardo Braga. O atual governador do Amazonas apareceu com 45,1% da preferência dos eleitores, enquanto Braga ficou com 38,6%. Neste simulado, brancos e nulos representam 13,0% e eleitores que não definiram o seu candidato corresponde a 3,3%. Em todos os cenários Wilson Lima lidera e consolida à reeleição.

A pesquisa foi realizada presencialmente em 13 municípios do interior do Amazonas, e em Manaus. Foram ouvidos eleitores com 16 anos ou mais, com registro eleitoral no município de Manaus e nas cidades do interior. O Instituto de pesquisa entrevistou 1.996 pessoas, entre os dias 19 e 25 de setembro de 2022.

O grau de confiança, segundo o Instituto é de 95%, a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a metodologia aplicada pela Pontual Pesquisas obedece à técnica de pesquisa transversal do tipo quantitativa.

A pesquisa foi registrada no TRE sob o número AM 04218/2022. A estatística responsável é Alice Assis, com registro 9079 no CONRE-7.

 

Socorro Maia

Jornalista Profissional – MTB- 1370/AM – Mestranda em Administração MKT -Pós-Graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais, associada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, e na Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ, que defende a formação superior, o registro e a regulamentação da profissão do jornalista. É membro da ABRAJI- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO e associada ao INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDICIPLINARES DA COMUNICAÇÃO.

Related Articles

Check Also

Close
Close