Alfabetização na idade certa em Manaus é tema de audiência

CMM

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza nesta quinta-feira, dia 13, às 14h, Audiência Pública para discutir as ações que o município vem adotando para o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), criado há dois anos pelo Governo Federal.

O Pnaic tem como uma de suas principais metas, alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e Matemática, até os oito anos de idade, nos Estados da federação que aderiram ao Pacto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a rede municipal de ensino, atende hoje, 65.658 mil crianças, nas faixas etárias entre e seis a oito anos, em processo de alfabetização do 1º ao 3º ano do fundamental.

Uma das propostas do Pnaic é que alunos do 3º ano do Ensino Fundamental passem por avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste caso, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), criada pelo Instituto no ano passado, que tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes e das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.

A presidente da Comissão de Educação, vereadora Therezinha Ruiz, destaca que a proposta de audiência visa lembrar o dia 14 de novembro, comemorado o Dia Nacional de Alfabetização, data instituída em homenagem à criação do antigo Ministério da Educação e Saúde Pública, em que um de seus objetivos era promover o fim do analfabetismo no País.

Ela destaca que aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close