Com a finalidade de acompanhar de perto a saúde de seus servidores e orientá-los na busca por qualidade de vida, a Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou na manhã desta quarta-feira (13) um levantamento completo sobre as condições de pressão Arterial (P.A), índice de glicemia e cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) de cada um.
O médico Arnoldo Andrade, diretor de saúde, explicou que essa iniciativa visa cadastrar o maior número possível de funcionários, detectando os hipertensos, diabéticos e obesos, para que esses sejam encaminhados para acompanhamento por uma equipe de clínicos, nutricionista, psicólogo e preparador físico; as pessoas que não apresentarem alteração nesses itens serão orientadas sobre prevenção e hábitos saudáveis. O objetivo principal é auxiliar o servidor a ter uma qualidade de vida melhor.
A enfermeira Francisca Chagas, que faz parte da equipe técnica responsável pela coleta desses dados, informou que as atividades começaram nesta quarta-feira, no 2º subsolo, e a cada dia a equipe estará no andar seguinte. Na quinta-feira (14), será a vez dos funcionários do 1º subsolo participarem do projeto, e assim sucessivamente até o sétimo andar, sempre no horário de 8h30 às 9h30.
“É importante que o servidor esteja em jejum, para que o resultado seja mais preciso”, destacou Francisca. Se os exames apresentarem alteração, o servidor será encaminhado para acompanhamento médico.