Ações educativas e de prevenção marcam o Dia Mundial do Câncer

Para marcar o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu ação educativa voltada para o combate ao uso do tabaco e à promoção da alimentação saudável e da atividade física. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima, no Coroado 3, zona Leste.

Dia Mundial do Câncer (3)

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que a programação foi realizada para destacar três das principais práticas de prevenção ao câncer: controle do tabagismo; promoção de alimentação saudável e combate à inatividade física. “São atitudes que, muitas vezes, requerem mudança de vida e da rotina das pessoas, substituindo práticas que podem desencadear doenças como o câncer. O cigarro, por exemplo, tem 4.700 substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde de qualquer pessoa”, alertou o secretário.
A ação na UBS Ivone Lima foi direcionada para a comunidade do entorno da unidade com orientação nutricional, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), atividade física e orientação de prevenção e controle do tabaco.
“São ações de Educação em Saúde que focam na prevenção, ou seja, têm o objetivo de evitar que a pessoa adoeça. E é importante que a população entenda que o câncer é uma das doenças que vêm aumentando de proporção ao longo dos anos. Além disso, hábitos como a inatividade física, a alimentação inadequada e o uso do cigarro deixam as pessoas mais vulneráveis e expostas às doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, a pressão alta e o diabetes”, informou a chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudável, Fernanda Gabriela Araújo.

Dia Mundial do Câncer (2)
Beneficiária dos serviços de Promoção à Saúde na rede municipal, a aposentada Maria das Graças Pinto Furtado, 58 anos, moradora do Coroado 3, participa diariamente das práticas de atividade física oferecidas na UBS Ivone Lima. “Participo com caminhadas e outros exercícios, já perdi peso e também melhorei a minha disposição para fazer algumas atividades que já não fazia antes”, destaca a aposentada.
As unidades de saúde da rede municipal promovem ações de prevenção ao câncer de forma rotineira para a comunidade, com Educação em Saúde e a oferta de serviços com nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos. Há também 20 Ambulatórios para o Tratamento de Fumantes.
A atividade física na UBS Ivone Lima é realizada de segunda a sexta-feira, beneficiando 102 pacientes cadastrados. Os trabalhos são coordenados pela educadora física Silvia Borges. Ela explicou que as atividades envolvem caminhadas, ginástica localizada e circuito funcional. “Atualmente, atendemos a crianças, adolescentes, adultos e idosos de até 78 anos. Depois de aplicar um questionário, observamos que, em um período de quatro meses, a atividade física já resultou principalmente na redução de peso dos pacientes, mas também melhorou a disposição e o sono das pessoas e diminuiu as dores articulares dos pacientes. Isso tudo contribui para a melhora integral da saúde do paciente”, reforçou Silvia Borges.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close