Abertas as inscrições para a 3ª Feira Amazonense de Matemática

O evento é promovido pela Ufam e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto
Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abriu, oficialmente, as inscrições para a primeira etapa da 3ª Feira Amazonense de Matemática, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Realizada desde 2018, o tema desta edição é “Matemática e Sustentabilidade”.

A ação tem como principal objetivo incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas. Ela é voltada para estudantes e professores da Educação Básica, do 4° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Além de estudantes do Ensino Superior, Educação Especial, Educação Indígena e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O projeto constitui uma experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos Alunos e Professores, contribuindo para inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas e conta ainda com financiamento do CNPq.

Nesta sexta-feira (17/03), uma live foi realizada no canal da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no YouTube, marcando a abertura oficial das inscrições. Representantes da Secretaria de Educação, Ufam, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) estiveram presentes na live, que foi transmitida direto do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

O professor Nilo Sena, mestre em matemática e técnico pedagógico da Coordenação de Ensino Fundamental (CENF) da Secretaria de Estado de Educação, foi o apresentador do evento e destacou a importância da feira para os alunos e professores.

“O professor irá apresentar ao município, à coordenadoria e ao Estado todo um trabalho desenvolvido com seus alunos em sala de aula. São atividades que proporcionam um desempenho maior para os estudantes”, explicou o Sena.

Etapas

As feiras ocorrerão no período de abril a agosto deste ano. Na primeira etapa, as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), por meio de um formulário, firmarão o compromisso de organizarem e realizarem as feiras. Em seguida, as Coordenadorias ou Distritos de Educação deverão enviar data, horário e local da sua feira por meio de outro formulário. A data limite para o envio deste documento é até 15 de abril deste ano.

Os professores interessados em participar da feira deverão entrar em contato com as CDEs da Secretaria de Educação ou com a Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed, da área em a escola está inserida, e verificar se a unidade de ensino já realizou a inscrição junto à coordenação geral da feira. Em seguida, cada professor orientador de trabalhos que participarão das feiras locais, deverá realizar a inscrição no site do evento. A data limite para a inscrição dos trabalhos nas feiras locais é definida pela Comissão Organizadora de cada feira local.

Feira de Matemática

A Feira de Matemática é um evento acadêmico, científico e cultural, em que ocorre uma troca de experiências e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática, além de focar na socialização dos alunos e no desejo de despertar um maior interesse na aprendizagem da matemática, integrando novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem.

A 3ª Feira Amazonense de Matemática é um processo educativo promovido pela Ufam, por meio do Departamento de Matemática, e conta com a parceria da UEA, do Ifam e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também são apoiadoras do projeto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS