O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD) está convidando a sociedade a conhecer um novo método de exame preventivo contra o câncer do colo do útero, nesta quinta-feira (4), a partir das 10h, no plenário Ruy Araújo. Josué Neto convidou a médica Mônica Bandeira de Melo para, em Cessão de Tempo, falar sobre o exame Citologia em Meio Líquido (CML), um método mais preciso para fazer o diagnóstico da doença.
O câncer de colo de útero é o terceiro mais comum na população feminina brasileira, vitimando mais de 250 mil mulheres por ano. No Amazonas, é o câncer que mais mata. Por causa dessa situação, as autoridades de saúde estão sempre em estado de alerta, buscando meios e medidas para prevenir a doença. “A saúde é um assunto que envolve a todos. Por isso, solicitamos, a vinda da doutora Mônica para nos falar sobre essa técnica. Acreditamos que uma população bem informada pode ter melhores condições de vida”, ressaltou o presidente.
Ao falar sobre o novo procedimento, a médica confirmou que a Citologia em Meio Líquido com Automação, permite que 100% das células sejam aproveitadas, pois faz a leitura da lâmina com material colhido de forma automatizada, o que torna o resultado mais claro e eficaz, sendo assim, um procedimento essencial para o rastreio do câncer do colo uterino.