De olho nas Olimpíadas, Prefeitura inicia cursos de inglês e espanhol para servidores e microempreendedores

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os Jogos Olímpicos deste ano, que acontecem no Rio de Janeiro mas tendo Manaus como subsede, devem movimentar o turismo na capital do Amazonas, assim como na Copa do Mundo de 2014. Pensando nisso, a Prefeitura de Manaus vai dar continuidade, já na próxima semana, às atividades de capacitação de servidores e microempreendedores em cursos de inglês e espanhol.

es

A série de atividades, coordenada pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), inicia já na segunda-feira, 4, a partir das 14h, com o curso de inglês intensivo para agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). As aulas vão acontecer na sede da Espi às segundas, quartas e sextas-feiras, finalizando no dia 9 de maio, com 45 horas de carga. As aulas ficarão a cargo da professora Selma Silveira Spellen.

Para o diretor presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque, a participação dos agentes de trânsito no curso concretiza mais uma etapa do Instituto na busca pela melhor qualificação profissional de seus servidores. “Incentivamos nossos agentes a aprimorar seus conhecimentos. O resultado é melhor para todos. O servidor fica mais preparado para todas as situações e a população vai poder contar com a prestação de serviços com mais qualidade. Durante as Olimpíadas vamos receber muitos turistas. Nossos agentes poderão de comunicar com pessoas de outros países e  mostrar que somos preparados para receber”, avaliou o diretor.

Espanhol

Ainda no dia 4 de abril, a partir das 17h30, a prefeitura dá início ao curso intensivo de espanhol para microempreendedores e artesãos das galerias populares de Manaus. Neste caso, as aulas acontecerão na sede da Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch), em parceira com a Espi, às segundas e quarta-feiras.

Os microempreendedores terão aulas com a professora Joana Socorro Pinheiro Curi, nativa na língua espanhola, em atividade que acontece até o dia 25 de maio, totalizando 54h de carga. O subsecretário municipal do Centro Histórico, Glauco Francesco, explica que não basta só dar a estrutura física para os novos empreendedores. É preciso prepará-los para essa nova fase.

“A partir do momento que saem das ruas, os empreendedores passam a vivenciar uma nova fase: vão ser donos de um negócio formal, dentro de galerias e shoppings. E a Prefeitura de Manaus entende que é necessário qualificá-los, deixá-los prontos para essa nova realidade. Aprender inglês e espanhol, saber lidar com os clientes, saber gerir o novo negócio é uma das prerrogativas do projeto Viva Centro Galerias Populares e é isso que os cursos de qualificação querem proporcionar”, afirma.

De forma paralela, a Espi também vai ofertar curso de inglês para os servidores públicos municipais que exercem atividades voltadas ao atendimento do público. As aulas de inglês intensivo iniciam também na próxima segunda-feira, 4, na sede da Espi, em calendário de segundas, quartas e sextas-feiras. Serão mais de 45h de carga, finalizando no dia 9 de maio.

Capacitação continuada

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, afirma que a capacitação dos servidores pela prefeitura em cursos de idiomas é parte de um esforço contínuo, envolvendo diferentes secretarias com a mesma finalidade: preparar os microempreendedores para uma nova realidade. “O prefeito Arthur quer que esses trabalhadores avancem social e profissionalmente de maneira irreversível. Por isso, estão sendo capacitados em empreendedorismo, finanças, culinária e também idiomas estrangeiros”, ponderou Luiza Bessa.

As aulas de inglês para os servidores serão ministradas pelo professor Ernesto José Solórzano Ramos, licenciado em Letras Língua Inglesa. Para este curso, as inscrições podem ser feitas na área de serviços da Capacitação do Portal Espi. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail espi@pmm.am.gov.br ou telefone 3215-4665.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS