A mensagem “Sua atitude muda o trânsito e salva vidas” foi tema da palestra do projeto “Condutor Consciente” levado para 60 motoristas da concessionária de distribuição de água Manaus Ambiental, na manhã de terça-feira, 22, no auditório da Divisão de Levantamento do Exército, bairro Compensa, zona Oeste. A atividade faz parte da programação da 2ª Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito, que se estende até o dia 28 de março.
A palestra foi proferida pelo educador e agente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Francisco Rodrigues. “A partir do momento em que os condutores têm a consciência de que a vida é o bem mais importante para todos, eles passam a ter atitude de mais respeito no trânsito. Se não houver respeito entre todos, a vida perde o valor”, frisou Rodrigues, para evidenciar a importância da boa conduta de motoristas e pedestres.
Para o supervisor de frota da concessionária, Rubenildo Mourão, as mensagens apresentadas aos colaboradores vão contribuir para que os motoristas aprimorem suas atitudes no trânsito e proporcionem mais harmonia nas vias. “Nós trabalhamos para que eles evitem acidentes e respeitem às leis. Hoje, eles dirigem o carro da empresa, porém, amanhã estarão no veículo próprio. Por isso, a necessidade de colaborar para um trânsito melhor em todos os momentos”, argumentou.
A motorista da concessionária, Karen Santos, afirmou que o palestrante chamou a atenção para a importância de se dirigir com mais atenção. “Tive a consciência de que os pedestres são prioridades no trânsito”, disse.
Empresas públicas ou privadas interessadas em obter a formação do “Condutor Consciente” para seus motoristas profissionais, podem solicitar o treinamento através do e-mail educacao.manaustrans@gmail.com.br.
Semana Municipal
Uma série de atividades será desenvolvida nesta quarta-feira, 23, por equipes da Prefeitura de Manaus, integradas nas ações relacionadas à Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito.
A agenda inclui palestras, fiscalização reforçada nas ruas da cidade para resguardar as calçadas para pedestres e abordagens para condutores com o objetivo de destacar o respeito à faixa, no momento da travessia. Haverá também o início do funcionamento de um semáforo na avenida Álvaro Maia.