Hemoam inaugura,em Coari,primeiro serviço de produção de hemocomponentes do interior do AM

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta sexta-feira (18) a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), inaugura, em Coari (a 370 quilômetros de Manaus em linha reta), a primeira unidade de produção de hemocomponentes (o chamado fracionamento) do interior do Estado.

analises

Um   investimentos da ordem de R$ 300 mil , incluindo recursos oriundos de emendas parlamentares, a entrada em funcionamento do serviço faz parte do processo de estruturação da Hemorrede estadual, que prevê, também, a criação oito Hemonúcleos para expandir o atendimento que hoje é prestado pela Fundação Hemoam, a partir da capital.

O município de Itacoatiara (distante 70 quilômetros de Manaus) também passará a contar com o serviço de fracionamento de hemocomponentes ainda neste mês de Dezembro.

Os Hemonúcleos ou Hemocentros Regionais, estão programados para funcionar nos municípios de Coari, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Parintins, Manacapuru, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira.

O envio de hemocomponentes (ou hemoderivados) para as unidades hospitalares do interior exige, hoje, uma logística complexa, devido às características desses produtos que precisam ser mantidos em temperaturas adequadas, têm tempo específico para uso, entre outros aspectos.

 Com os investimentos realizados em Coari, a Unidade de Coleta e Transfusão que funciona no município passa a produzir, a partir do sangue coletado de doadores, quatro novos hemocomponentes: concentrados de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e criopreciptado. As equipes que atuarão no serviço passaram por treinamento na Fundação Hemoam, com o apoio da Prefeitura do município.

No Amazonas atualmente, 51 municípios do interior têm a presença dos serviços do Hemoam, 43 com agências transfusionais e 8 com unidades de coleta e transfusão.

SOCORRO EM PAUTA ...

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS