Deputados estaduais amazonenses possuem nível de escolaridade acima da média nacional

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os deputados estaduais amazonenses possuem nível de escolaridade acima da média dos parlamentos estaduais brasileiros, com 79% deles tendo concluído a graduação superior. Pesquisa realizada pelo Portal UOL, do Grupo folha, indica que quase um terço dos parlamentares estaduais brasileiros não tem curso superior (33,3%). Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o quadro é diferente: 79% dos deputados é graduado.

ALEAM

De acordo com a Diretoria de Cerimonial da Aleam, entre os 24 deputados eleitos para o quadriênio 2015/2018, 19 cursaram uma ou mais faculdades, um está cursando a graduação e apenas quatro têm o nível médio de ensino, ou seja, 79%. Entre as áreas de formação acadêmica dos deputados amazonenses Direito (25%), Administração (21%) e Economia (17%) são as mais cursadas.

Ainda de acordo com a pesquisa nacional do Portal Uol, o parlamento do Amazonas à frente das média nacional, com número superior a Estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo, onde 69% dos parlamentares tem curso superior, São Paulo (73%) e Paraná (74%).

Entre os Estados da região Norte, o Amazonas também é o melhor posicionado. Ele é o primeiro, seguido do Pará com (72%), Amapá (70%), Roraima (68%), Acre (61%), Tocantins (53%) e Rondônia com (29%).

Nas três piores posições de todo o Brasil estão Tocantins, com 54%, Mato Grosso, com 46% e Roraima, com 29%. No topo da lista figuram os Estados do Piauí, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS