Começou nesta segunda-feira, 22, a formação em educação emocional oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) a 300 profissionais do magistério. A formação está inserida no calendário escolar da rede desde o ano passado e faz parte da metodologia Liga pela Paz – um conjunto de atividades que visa transformar as unidades do Ensino Fundamental em ambientes livres de violência, com harmonia, respeito e compaixão, melhorando consequentemente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
O Liga pela Paz é uma das ações do Programa Mais Educação e este ano ocorre em 36 escolas da Prefeitura de Manaus, atendendo a um total de 5,4 mil alunos da rede.
Para dialogar sobre a importância das emoções no processo educativo, até a próxima quarta-feira, 24, o professor João Roberto de Araújo, referência no Brasil em estudos, pesquisas e publicações sobre o tema, estará conduzindo o seminário: “As contribuições da Educação Emocional e Social para a Melhoria dos Índices de Aprendizagem e a Redução da Violência”.
Para a secretária municipal de Educação, Katia Schweickardt, o Liga Pela Paz pode se transformar em uma ferramenta de transformação não somente dos estudantes, mas também dos colaboradores da escola.
“Eu fiquei encantada com essa iniciativa do Programa Mais Educação, não só para trabalhar as emoções dos alunos, mas antes de tudo para trabalhar as emoções dos nossos colaboradores, gestores, professores, secretários de escolas. Eu fico feliz pelos diretores que aderiram a esse projeto e estou querendo me envolver para que outros façam essa adesão porque eu acho que, de fato, isso tem um potencial enorme de transformar a realidade das escolas”, defendeu a secretária.