Com 63 mil atendimentos em saúde bucal realizados em média por mês, os 376 cirurgiões dentistas da rede municipal de saúde estão sendo mobilizados para que reforcem a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer bucal. Esta é uma das ações da Semana de Saúde Bucal do Amazonas, realizada de 29 de outubro a 04 de novembro.
Durante o período da Semana de Saúde Bucal, os profissionais estarão realizando ações educativas e preventivas e executando a busca ativa de lesões que possam indicar câncer. O público-alvo principal são adultos com idade a partir de 35 anos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que este ano sejam registrados no Amazonas 80 casos de câncer de cavidade oral. Desse total, 60 entre homens e 20 casos de mulheres, a maioria na capital.
Os principais fatores de risco para a doença são: idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informa que as ações da Semana de Saúde Bucal vão incluir também uma programação científica para promover a atualização das equipes de saúde bucal da rede municipal por meio de palestras e exposição de casos clínicos.