O bairro Armando Mendes, na zona Leste de Manaus, ganhará da Prefeitura de Manaus mais uma Unidade Básica de Saúde da Estratégia Saúde da Família, nesta segunda-feira (15), às 9h. O prefeito Arthur Virgílio Neto e o secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão, entregam a UBS L 09, na Rua Igarapé Beija Flor com Sharp. Esta é a 15ª unidade entregue nesta gestão e mais 14 serão inauguradas até o final do ano.
“O meu compromisso é oferecer cobertura de atendimento primário de Saúde a 70% da população de Manaus. Estamos investindo em construções, reformas, ampliações e os módulos de Saúde terão academia da Saúde, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, ou seja, uma equipe completa para oferecer saúde de qualidade à população”, disse o prefeito Arthur Neto.
Homero Miranda Leão disse que a nova unidade de Saúde terá quatro mil moradores na área de abrangência, com atendimento médico assistencial, pequenas emergências e focando principalmente na prevenção e controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. “O sonho de ter uma Atenção Primária fortalecida está sendo concretizado. E valorizar a assistência terciária significa desafogar hospitais e prontos-socorros”, salientou.
A nova UBS foi construída em um padrão de 130 metros quadrados, sendo equipada com um consultório médico e outro de enfermagem, dois gabinetes odontológicos, farmácia, salas de nebulização, curativo e imunização. O atendimento em saúde será disponibilizado por uma equipe de Saúde de Família, composta por um médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde, além de cirurgião-dentista generalista e um atendente de consultório dentário.
Para os próximos anos de administração, a Prefeitura de Manaus está construindo 40 novas Unidades Básicas de Saúde, com três ou quatro equipes de Saúde da Família, todas funcionando em horário ampliado, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, 7h às 13h. Estão sendo reformadas 45 Unidades de Saúde e ampliadas 18 Unidades de Saúde na área rural e 10 na área urbana.