O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), anunciou que vai propor aos demais membros do Poder Legislativo a transferência das reuniões das quintas-feiras para as segundas-feiras. O presidente antecipou a informação durante entrevista à imprensa nesta terça-feira (12), após o encerramento da Sessão Plenária.
Deste modo, segundo Josué Neto, as sessões semanais se encerrarão na quarta-feira, ficando o período de quinta a domingo disponível para os deslocamentos de campanha, principalmente para os municípios do interior. “Se for da vontade da maioria dos colegas, nos próximos 50 dias nós mudaríamos as reuniões para esses dias”, afirmou.
O presidente Josué Neto acrescentou que o trabalho de campanha eleitoral é um direito garantido em lei aos homens públicos e eles precisam trabalhar por essa candidatura. O deputado apontou que existe um processo na imprensa de “demonização” das candidaturas, como se fosse proibido fazê-las. “Uma candidatura é oficial. É algo que todo homem público que precisa alcançar um mandato precisa fazer. A candidatura é uma ferramenta, uma ação oficial, não é nada demoníaca. A candidatura é a única forma de você continuar no seu mandato fazendo o seu trabalho”, reforçou.
Sobre as votações em plenário, o presidente Josué Neto disse que já tem uma lista de oito ou nove mensagens governamentais e elas podem pautar a data das votações. Com esse número a Mesa Diretora já tem como marcar uma data para incluir os projetos dos deputados e fazer uma pauta mais extensa, que pode ser até na quinta-feira, ou no início da próxima semana.