A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, no sábado, 20/12, a 7ª e última edição de 2025 do mutirão de serviços “Manaus Cidadã”. A ação aconteceu na Cometa Honda Motocenter, no bairro Flores, zona Centro-Sul. Foram realizados mais de 5.000 atendimentos, beneficiando quase 2.000 pessoas. Ao longo de 2025, o programa contabilizou aproximadamente 125 mil atendimentos, alcançando mais de 50 mil pessoas em sete edições.
Com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços essenciais, a iniciativa ofertou atendimentos gratuitos em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras. Entre os serviços disponibilizados estiveram inserção, atualização e orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), consultas médicas, vacinação de rotina, atendimentos da Águas de Manaus, Amazonas Energia, Defensoria Pública, entre outros.
“Essa última edição foi muito marcante para nós. Contamos com o apoio de um grupo parceiro que nos deu todo o suporte necessário, além das secretarias e órgãos que sempre caminham conosco nas ações. Com essas parcerias, quem ganha é a população, que passa a ter ainda mais acesso aos serviços”, destacou a diretora de área da Semasc, Ana Nascimento.
Em parceria com o grupo Cometa Honda, a ação também contou com a doação de cestas básicas e panetones para famílias de baixa renda previamente inscritas, contribuindo para um Natal com mais dignidade e segurança alimentar.
“Realizamos o encerramento da nossa campanha ‘Natal Solidário’, e a parceria com o ‘Manaus Cidadã’ veio em um momento muito oportuno. Além de acessar os serviços públicos, a população pôde levar alimento para casa”, ressaltou o gerente do grupo Cometa Honda, Agno Silva.
Para a acadêmica de enfermagem Relren Paula, a iniciativa facilita o acesso aos serviços, especialmente para quem trabalha durante a semana. “A ação é muito importante, principalmente pelos atendimentos na área da saúde. Para quem trabalha de segunda a sexta, o sábado é a oportunidade de resolver pendências, com serviços gratuitos e concentrados em um só lugar”, afirmou.
Mobilidade
Entre as secretarias na ação, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuou aproximando serviços fundamentais de mobilidade e educação da população. Entre os serviços mais procurados estiveram a emissão imediata de credenciais de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs).
O processo, desburocratizado para o evento, permitiu que os cidadãos saíssem do local com o documento em mãos. “Nosso objetivo é facilitar o acesso aos direitos assegurados por lei. Ao trazer o atendimento para dentro do mutirão, eliminamos barreiras geográficas e garantimos que o idoso e as PcDs tenham sua credencial para utilizar as vagas especiais com dignidade e segurança”, destacou Jean Sobreiro, gerente de Atendimento Especial do IMMU.
Além da emissão de documentos, o IMMU focou na orientação sobre regras de trânsito. Crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas que simularam situações cotidianas.
Sobre o programa
O “Manaus Cidadã” consolida-se como uma das principais ações itinerantes de inclusão social e garantia de direitos na capital amazonense, levando serviços públicos essenciais diretamente às comunidades urbanas, rurais e ribeirinhas.
A iniciativa reúne mais de 30 órgãos municipais e parceiros, mobilizando aproximadamente 300 servidores e ofertando mais de cem tipos de atendimentos nas áreas de assistência social, cidadania, saúde, infraestrutura, emissão de documentos, CadÚnico, orientação jurídica e serviços das concessionárias. O formato itinerante amplia o alcance das políticas públicas, fortalece a presença do poder público nos territórios e assegura um atendimento humanizado, alinhado às necessidades da população.





































































