O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve, nesta quarta-feira, 20/8, no conjunto Cidadão 10, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste, para acompanhar o andamento dos serviços de terraplanagem do terreno que receberá um novo empreendimento habitacional da prefeitura em parceria com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
“Um dos grandes problemas de Manaus é a falta de moradia. O nosso déficit habitacional é muito grande. Aqui, serão construídas moradias do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, com aporte de recursos da prefeitura, incluindo aquisição de terrenos como contrapartida. Estamos fazendo história. Nunca se construiu tanta moradia popular, de forma planejada e responsável, como estamos fazendo agora”, destacou o chefe do Executivo municipal, durante a vistoria.

O conjunto Cidadão 10 será composto por 36 prédios de 16 apartamentos, totalizando 576 novas moradias, reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus em diminuir o déficit habitacional da cidade. Ao todo, a gestão municipal tem planejado 16 conjuntos habitacionais, dos quais três já estão em execução simultânea: na avenida do Turismo, no Parque das Tribos e no conjunto Cidadão 10.
Além da construção de novos empreendimentos, a prefeitura mantém o programa “Casa Manauara”, que até junho deste ano já reformou mais de 400 lares em bairros como Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Zumbi, Morro da Liberdade, São José e na comunidade Rio Piorini. Com investimento superior a R$ 100 milhões, o programa possibilita reformas de até R$ 27 mil, por imóvel, com a meta de alcançar 4.000 casas reformadas até dezembro de 2028, consolidando o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das famílias manauaras.

O prefeito também destacou a criação de um novo bairro planejado na zona Norte, que deve começar a ser urbanizado ainda neste verão, com distribuição de lotes para a população de baixa renda. “Estamos finalizando as contratações e, até o fim do ano, iniciaremos a urbanização e distribuição dos lotes para atender a população de baixa renda”, explicou David Almeida.
O processo de seleção dos beneficiários segue critérios técnicos e transparentes, conduzidos pela Caixa Econômica Federal, com base no Cadastro Único enviado pela Prefeitura, garantindo isenção e justiça no acesso às moradias.
“Estamos construindo moradias, mas também reconstruindo sonhos. É por isso que estamos aqui todos os dias: para entregar resultado e cuidar das pessoas”, concluiu o prefeito, reafirmando o compromisso da gestão em transformar a vida dos manauaras com dignidade, respeito e oportunidade.