A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), executou entre os dias 5 e 7/8, mais de 200 intervenções de sinalização viária na capital amazonense. As ações na área central fazem parte do projeto “Mutirão no Bairro”, que concentra serviços públicos em regiões específicas da cidade com foco em melhorias estruturais e de mobilidade urbana.
Entre os serviços realizados, foram aplicadas 44 legendas “Pare”, 41 linhas de retenção, 18 faixas de pedestres com retenção, além de setas direcionais, linhas de aproximação, linhas de bordo e linhas seccionadas. Também foram instaladas 25 placas indicativas de rotas de bicicleta, cinco placas de ponto turístico e 11 placas de regulamentação de trânsito, como as do tipo R6A e R1.
As ações contemplaram avenidas com grande fluxo de veículos e pedestres, como Eduardo Ribeiro, 7 de Setembro, Joaquim Nabuco, Floriano Peixoto, Pedro Teixeira e Lourenço da Silva Braga. Ruas importantes do Centro também foram atendidas, incluindo a Monsenhor Coutinho, Henrique Martins, Visconde de Mauá, Tamandaré, Marquês de Santa Cruz, Lobo D’Almada, entre outras.
Na zona Norte, o Terminal 3, do bairro Cidade Nova, recebeu reforço na sinalização horizontal, com faixas de pedestres, demarcação de vagas para ônibus e setas de circulação interna. A medida proporciona mais segurança e organização para os passageiros e operadores do sistema de transporte coletivo.
De acordo com o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, a sinalização salva vidas e melhora a convivência no trânsito. “Em cada rua onde aplicamos sinalização, estamos salvando vidas. É uma ação que pode parecer simples, mas representa segurança, organização e respeito no trânsito. Nosso objetivo é fazer com que Manaus funcione melhor para todos que circulam pela cidade”, disse.
As intervenções fazem parte do planejamento permanente da gestão do prefeito David Almeida para garantir mais segurança viária, fluidez no tráfego e mobilidade urbana eficiente em todas as zonas da cidade.