Com o objetivo de ampliar a formação continuada, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na quinta-feira, 17/7, a solenidade de formatura dos 30 alunos do Programa Ampliando Horizontes (PAH), referente ao primeiro semestre de 2025, dos cursos de língua inglesa, língua espanhola e libras. A cerimônia aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, localizado na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.
O PAH tem como foco principal disponibilizar, de forma gratuita, cursos de idiomas, voltados aos profissionais da rede municipal de ensino, seus cônjuges e dependentes, incluindo adolescentes de 11 a 17 anos. O projeto visa aprimorar as habilidades linguísticas dos participantes, contribuindo para o crescimento nas áreas profissional, acadêmica e social.
Durante a cerimônia, o chefe em exercício da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Austonio Queiroz, ressaltou que o programa é uma das formas da Semed valorizar os profissionais da educação.

“A Semed valoriza a educação de várias formas, e uma delas é o Programa Ampliando Horizontes, que oferece formação não só para os profissionais da educação, mas também para seus filhos e cônjuges. É uma iniciativa única, que vai além da qualificação, prepara toda a família para o mercado de trabalho, a cidadania e a vida”, afirmou Austonio.
O evento foi marcado por diversas apresentações e discursos dos formandos e oradores das turmas das três modalidades. Para encerrar, os alunos foram chamados, nominalmente, para a entrega dos certificados.
De acordo com a coordenadora do PAH, professora Suellen Barros, desde 2010, o programa já certificou mais de 900 alunos. Além disso, muitos desses estudantes conquistaram aprovação em exames, ingressaram em programas de pós-graduação e participaram de projetos da Semed, como o “EnglishFor Kids”.
“Mesmo durante a pandemia, o PAH se manteve firme, adaptando-se ao ensino remoto e garantindo a continuidade das aulas. Desde então, seguimos crescendo, especialmente após o lançamento do PAH Juniors/PAH para Chiquitos, que estende as aulas de inglês e espanhol para filhos de servidores. Em 2024, a oferta foi ampliada para incluir também o curso de libras para esse público. A novidade deste 2° semestre é o avanço com a oferta do curso de libras para os professores das salas de recurso da Semed”, comentou Suellen.

Por meio de uma apresentação, a aluna Ivy Cruz Pereira, do curso de língua espanhola, expressou sua alegria e gratidão por ter participado do projeto.
“Hoje, quero agradecer aos meus professores pelo amor, compreensão e paciência. Aprender espanhol, para mim, foi muito mais do que apenas adquirir uma nova forma de comunicação, foi uma oportunidade de vivenciar outras culturas e me conectar com pessoas diferentes em nosso dia a dia. Esse idioma nos permite compreender o mundo com outros olhos, viver experiências mais ricas, por meio de intercâmbios, fortalecer nossa autoconfiança e ampliar nossos horizontes”, afirmou a formanda.

Machado Edson
MATÉRIAS RELACIONADAS



Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda–feira, 21/7


Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 33 milhões

Prefeito de Ourinhos enfrenta fila do SUS como qualquer cidadão

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Desigualdade social acelera envelhecimento, diz estudo internacional

“Quem comanda o Brasil é Alexandre de Moraes”, diz Bolsonaro

Documentos do BC mostram que bases do Pix foram lançadas em 2018

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Moraes mantém prisão de Delgatti, condenado por invasão ao CNJ

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Inscrições para o primeiro Enamed são prorrogadas para até 30 de julho

Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 25 milhões

Trump cancela vistos de Alexandre de Moraes e ministros do STF


Bolsa atinge menor nível em três meses com receio de ofensiva de Trump




Quase 600 mil aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos


Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Moraes diz que o IOF não pode ser cobrado retroativamente





“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre tornozeleira eletrônica


Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça, diz Moraes


Festival de Cultura Indígena do Xingu começa hoje no Pará

Prefeitura leva emissão de ‘PassaFácil’ em área rural de Manaus

Moraes impõe tornozeleira a Bolsonaro e o silencia nas redes sociais

Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza faz 25 anos

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho
