Com serviços e atividades variadas de saúde e bem-estar, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, neste sábado, 3/5, das 8h30 às 16h, uma agenda prévia da 4ª edição da corrida de rua “Manaus em Movimento”.
As atividades ocorrem no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da capital, onde também ocorre a entrega de kits dos corredores. O objetivo da programação é agregar o público em torno de práticas e avaliações físicas, como ioga, tai chi chuan, antropometria, bioimpedância, além de rodas de conversa sobre nutrição e sobre desafios e benefícios do exercício físico regular para a saúde e a longevidade.
Ainda no sábado, às 17h, encerrando a programação do dia, a Semsa realiza, no entorno do mirante, a “Corridinha”, etapa mirim da corrida, voltada para crianças e adolescentes de 2 a 12 anos. Os menores de até 6 anos irão correr 100 metros e os de 7 a 12 irão correr 200 metros. A corridinha não terá caráter competitivo e todas as crianças receberão medalhas de participação.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explica que realizar as atividades e serviços de saúde como programação prévia é uma inovação deste ano para facilitar a participação do público. “Queremos oferecer aos que já são corredores e também aos que ainda não fazem atividade física alguns serviços que vão além da corrida, orientando, esclarecendo e estimulando a incorporação do exercício e de hábitos saudáveis no dia a dia”.
A programação começa com uma prática de ioga para iniciantes, às 8h30, conduzida pela médica Marina Mota. Às 10h, o educador físico Lucas Wiggers e o nutricionista Luís Rocildo Vieira e Silva iniciam um bate-papo sobre “Nutrição, Alimentação e Atividade Física” com foco na potencialização dos resultados.
À tarde, haverá a roda de conversa “Histórias de Superação e Inspiração”, da qual participam a triatleta Bianca Guedes, o maratonista Pedro Panilha e a corredora cadeirante Marleide Sales. Eles irão contar sobre como a corrida teve efeitos benéficos nas duas trajetórias de vida. A conversa começa às 15h e vai ser mediada pela secretária Shádia Fraxe.
Às 16h, fechando as atividades físicas, será a vez da prática de tai chi chuan com o educador físico Lucas Wiggers.
Além das conversas e práticas, a Semsa vai oferecer, das 8h às 12h e das 13h às 16h, diversos serviços em estandes localizados no primeiro piso do mirante. No local, haverá oferta de bioimpedância, antropometria, auriculoterapia e massoterapia, além de distribuição de preservativos e aplicação de vacinas.
Kits
No sábado, 3/5, a Semsa também dá continuidade à entrega dos kits dos atletas inscritos na corrida. A entrega será das 9h às 16h e está condicionada à doação de uma lata de leite em pó integral, de 380 gramas ou 400 gramas.
O kit dos adultos é composto por sacola, camiseta oficial da prova, número do peito e medalha pós-prova. Já as crianças receberão sacochila, camiseta e medalha.
Corrida
A 4ª edição da corrida “Manaus em Movimento – Promovendo Saúde” terá as provas de 5 quilômetros e 10 quilômetros realizadas no domingo, 4/5, no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste da cidade. A largada dos 10 quilômetros será no estacionamento recuado do complexo, às 5h30. Já na prova de 5 quilômetros, as pessoas com deficiência largam às 5h38 e os demais corredores, às 5h40.
Os atletas que completarem a prova receberão medalha e os três primeiros colocados nas categorias Individual Geral, Deficientes Visuais e Cadeirantes (feminino e masculino) e Equipe (maior número de atletas que completarem a prova) receberão troféu.
No total, a Prefeitura de Manaus ofereceu 5.000 vagas nesta edição da corrida. Shádia Fraxe ressalta que o evento, que teve a primeira edição em 2022, está consolidado como atividade complementar no contexto da Atenção Primária, como estratégia de promoção da saúde para todas as idades. “Além disso, nossa corrida já integra o calendário municipal de eventos e é uma referência de sucesso, sendo uma das maiores corridas do Norte em número de participantes”.
— — —