Abertura do ‘Seminário Nosso Centro’ da prefeitura terá apresentação do case do Porto Digital em Recife

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Divulgação e Arquivo/Semcom

O “1º Seminário Nosso Centro – Desafios e Soluções”, organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê de Melhorias do Ambiente de Negócios de Manaus (CMANM), da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), acontece nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25/4, e apresentará no primeiro dia do evento o Porto Digital, em Recife (PE), case de sucesso que traz a experiência exitosa no Brasil em retrofit e regeneração de centro urbano.

Com entrada gratuita, o seminário será realizado no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº 850, bairro São Raimundo, zona Oeste. No dia 24, o evento acontece das 8h30 às 14h30, e, no dia 25, das 8h às 12h30, contando com palestras, mediadores e painéis. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo link https://forms.gle/FWwfSRDyYG8GwRpU9, garantindo participação e acesso aos conteúdos compilados do seminário e material de divulgação.

O consultor Cláudio Marinho, que trabalhou por 26 anos no setor público, fará a apresentação do Porto Digital, que conta com empresas intensivas em tecnologias digitais. Além de criar 21 mil empregos qualificados, o Porto Digital regenera o Centro Histórico do Recife, contando com uma área de mais de 150 mil metros quadrados que já tiveram intervenção e retrofit em prédios históricos.

“Vamos conversar sobre a experiência de Recife em regeneração urbana do Centro. Fui o coordenador da política pública que nos anos 2000, pelo governo do Estado, criou o Porto Digital, um dos melhores distritos de inovação com empresas e centros de pesquisa em tecnologias digitais do Brasil. O ‘Nosso Centro’ é uma experiência que nos dá esperança de termos algo semelhante, na escala, do que conseguimos aqui no Recife. Trabalhei no processo de criação do Distrito de Inovação da Ilha de São Vicente, em Manaus. Quero, portanto, estimular aqueles que têm interesse na revitalização, regeneração e em centros históricos para estar conosco no dia 24 nessa discussão”, afirmou Marinho.

Programação

Nos dois dias, 13 temas serão apresentados durante palestras, debatendo inovação tecnológica, transporte, limpeza pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano integrado, segurança, assistência social, comércio informal, habitação, recuperação de imóveis, cultura e turismo, e gastronomia.

“Desde o lançamento do ‘Nosso Centro’, estamos trabalhando para reabilitar o território do centro histórico da capital. Agora, em conjunto com as entidades e representantes da sociedade civil organizada, teremos o seminário para que a gente possa traçar um plano de ação e de investimentos para os próximos quatro anos de gestão do prefeito David Almeida, na busca de melhoria do ambiente de negócios do centro de Manaus”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

A ideia é que os temas sejam apresentados por especialistas e gestores públicos, fazendo conexões das políticas em vigor e dos programas, desafios e soluções.

Seminário

Durante o seminário, a proposta é colocar em pauta para a sociedade civil organizada e entidades de modo geral, as transformações promovidas no território do centro de Manaus, modificando o tecido urbano, com a entrega de cinco intervenções de reabilitação: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente, píer turístico Manaus 355 e o skyglass do mirante.

O poder público construiu ali novos territórios públicos onde antes havia prédios e lotes abandonados ou degradados e sem funções, transformando-os em áreas de visitação, com vistas ao pôr do sol e novos cartões-postais. No Centro, o comércio movimenta quase 100 mil postos de trabalho, principalmente no horário comercial.

Além das obras já inauguradas, a prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; Museu da História das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).

Inscrições abertas

As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/FWwfSRDyYG8GwRpU9. Após as apresentações, as perguntas poderão ser feitas pelo link disponibilizado durante o seminário. Esse material será compilado para a produção de uma matriz de ações e uma matriz de investimentos do poder público.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS