Indicativo de Roberto Cidade ao Governo do Estado é atendido e Manaus ganhará três CAICs direcionados ao atendimento de crianças com TEA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto - Herick Pereira
O indicativo do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para que Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) sejam adequados ao atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi atendido pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira, 24/2, o governador Wilson Lima (UB) anunciou que três unidades dos CAICs irão oferecer, a partir de junho, serviço terapêutico e multidisciplinar para pessoas com TEA.
“Sou pai atípico, sei o quanto é difícil o acesso de crianças com TEA às terapias e aos atendimentos necessários. Agradeço ao governador Wilson Lima pela sensibilidade na atenção ao nosso indicativo. A criação de espaços adequados é fundamental para oferecer suporte terapêutico e educacional, promovendo a inclusão social e escolar que essas crianças tanto precisam”, declarou.
Conforme o anúncio, os CAICs que atenderão crianças com TEA serão o CAIC José Contente, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; o CAIC Gilson Moreira, no bairro Mundo Novo, zona Norte, e o CAIC+ Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
De acordo com o Governo do Estado, os CAICs ofertarão atendimento com base nos fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a única com evidência científica de eficácia. A implementação será feita pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM).
De acordo com Lima, as unidades fazem parte do planejamento que inclui a revitalização de 11 CAICs, reforçando a atenção básica e serviços de média complexidade para este público. “Essa é uma demanda crescente, a partir do maior esclarecimento da população. Com certeza é uma lacuna que precisa ser olhada com mais atenção não apenas pelo Governo do Estado, como também pelas prefeituras. Estamos à disposição de todos que puderem nos auxiliar para a ampliação desse atendimento”, afirmou o governador.
Centro de Inclusão Sensorial na Aleam
Sob a presidência do deputado Roberto Cidade, a Aleam irá inaugurar, ainda no primeiro semestre deste ano, o Centro de Inclusão Sensorial. O espaço, que funcionará dentro das dependências do Legislativo Estadual, irá ofertar terapias e atendimentos direcionados para crianças e adolescentes com TEA e com Síndrome de Down.
O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS