Castramóvel da Prefeitura de Manaus atende tutores de cães e gatos no Santa Etelvina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Texto e fotos - Jony Clay Borges/Semsa

Tutores que efetuaram agendamento para esterilização de seus cães e gatos no castramóvel da Prefeitura de Manaus, na última semana, estão em atendimento na unidade itinerante, atualmente posicionada na feira Padre Rogério Ruvoletto, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

Ao todo, foram ofertadas 250 vagas, na sexta-feira, 31/1, para realização do procedimento na estrutura, gerenciada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As cirurgias marcadas começaram na segunda-feira, 3/2, e serão finalizadas até a sexta, 7/2.

Uma das atendidas foi Marcilene Souza da Silva, que há algum tempo já vinha querendo castrar seus dois cães, a fêmea Eva, de 4 anos, e seu filhote, Nego. A moradora do Santa Etelvina conta que já precisou doar três ninhadas de filhotes de Eva para adoção por outras famílias, ficando apenas com Nego, hoje com sete meses.

“Achei muito bom ter o castramóvel no bairro, porque a comunidade é carente, muitos não têm condições de castrar seus bichos, e as pessoas de mau coração acabam abandonando os animais. A castração ajuda a reduzir a população de cães e gatos vivendo na rua”, avalia.

A moradora Auxiliadora Moraes Santos soube da oferta do serviço por uma amiga que trabalha na feira do bairro, e compareceu, nesta terça-feira, 4/2, no castramóvel, com a cadela Mel, de 2 anos, e a gata Brisa, de cinco meses. Ela avalia que a castração é importante por evitar que os bichos continuem a procriar, o que pode sobrecarregar os donos ou levar ao abandono. “Todo mundo devia ter a consciência de castrar seu animal, para mim, é uma preocupação que deve vir em primeiro lugar”.

Dalcivânia Reis dos Santos, tutora dos gatos Van Daik, de 4 anos, e Louro, de um ano, também aproveitou a ação, para garantir vida saudável aos animais e evitar as crias indesejadas. “É uma grande oportunidade para os donos de animais ter este serviço aqui. Espero que as pessoas aproveitem, pois vemos muitos bichos abandonados, inclusive muitas gatas prenhas, e isso dá uma tristeza grande”, enfatiza.

Controle e prevenção

A oferta do serviço de castração, conforme o gerente do CCZ Manaus, veterinário Rodrigo Araújo, integra as estratégias da saúde municipal para combate à esporotricose, sendo uma das medidas mais efetivas para o controle reprodutivo dos felinos, principais transmissores da doença. A micose subcutânea, ele informa, é causada pelo fungo do gênero Sporothrix e pode afetar tanto animais quanto seres humanos.

“Em 2024, o CCZ Manaus esterilizou mais de 7.000 cães e gatos dentro dessa estratégia, que também ajuda a diminuir o número de animais abandonados nas ruas a partir do controle reprodutivo”, informa.

O agente de zoonoses do CCZ Manaus, Reinaldo Luiz Lima, relata que a oferta dos serviços do castramóvel foi bem recebida pelos tutores do Santa Etelvina. “A procura foi grande, tanto que está sendo avaliada a oferta de novos agendamentos no bairro, de modo a atender aqueles usuários que não conseguiram vaga no dia 31”.

Reinaldo reforça que, além do procedimento de esterilização, a unidade móvel do CCZ também está vacinando cães e gatos contra a raiva. A vacina antirrábica é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a imunização anual e obrigatória para animais saudáveis e com idade a partir de três meses.

“A raiva é uma doença com letalidade de praticamente 100%, capaz de afetar pessoas e animais, daí a importância dos tutores imunizarem seus animais a cada ano”, orienta.

Os usuários podem entrar em contato com o CCZ Manaus para mais informações sobre os serviços de castração e vacinação antirrábica, por meio do WhatsApp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS