A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), em parceria com a Febracis, realizou, na manhã desta quinta-feira, 16/1, um evento em alusão à campanha “Janeiro Branco”, voltado à conscientização sobre saúde mental e emocional. A ação aconteceu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade.
O prefeito em exercício Renato Junior acompanhou a abertura da solenidade e destacou os esforços da gestão municipal em garantir o bem-estar dos servidores. “É uma normativa dentro da gestão do prefeito David Almeida esse cuidado com o servidor. A gente entende que, para os resultados saírem positivos lá na ponta, dentro das comunidades e bairros, é primordial a saúde do trabalhador da prefeitura”, afirmou.
Renato Junior também enfatizou as iniciativas voltadas à valorização do funcionalismo público. “É por isso que, não só hoje, mas de forma periódica e constante, temos programas como o ‘Conecta+’ dentro das secretarias. Esse programa busca motivar os 40 mil servidores municipais, aprimorar métodos e inovar os sistemas de trabalho em todos os setores. Faz quatro anos que saímos do modelo engessado de gestão pública e entramos numa esfera humanizada”, destacou.
A vice-presidente do FMS, Janaína Jamilla, acrescentou a relevância da campanha. “O ‘Janeiro Branco’ é um movimento essencial para refletirmos sobre o cuidado com a mente. Este evento é uma forma de criar um ambiente mais saudável, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. É papel do poder público abrir esses espaços de diálogo e conscientização, porque saúde emocional é um direito de todos”, ressaltou.
O evento contou com palestras de profissionais renomados na área. A psiquiatra Rayssa Palain explicou a importância de gerenciar emoções no dia a dia. “A saúde mental é saber gerenciar nossas emoções perante a vida. Hoje, vamos falar sobre como viver de forma equilibrada, cuidando da mente, sem permitir que pensamentos negativos atrapalhem o trabalho e o convívio”, enfatizou.
O médico nutrologista Thales Schincariol abordou a interconexão entre mente e corpo. “Estamos vendo uma degradação gigantesca da saúde mental das pessoas, independentemente de classe social ou idade. Meu objetivo é passar orientações sobre como construir uma saúde mental mais forte, fortalecendo laços interpessoais e associando isso a uma alimentação saudável e ao cuidado com as relações”, salientou.
A psicóloga Daliane Santana, representante da Febracis, encerrou a programação pontuando os desafios enfrentados pelos trabalhadores em relação à ansiedade e à saúde emocional. “Em 2023, mais de 300 mil pessoas se afastaram do trabalho devido a problemas relacionados à saúde mental. Nosso objetivo é trazer ferramentas práticas para que todos possam resgatar sua identidade e enfrentar desafios com propósito”, concluiu.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em cuidar do bem-estar de seus servidores e da população, integrando a saúde mental como uma prioridade nas políticas públicas.