Agendar consultas e marcar exames fazem parte da rotina de familiares e pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). É preciso ficar atento aos documentos solicitados pelos setores e aos horários de funcionamento, para evitar atrasos durante o atendimento.
De acordo com a gerente do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), Tereza Cristina Ferreira, o setor funciona das 7h às 17h30, para a marcação de consultas das especialidades de oftalmologia, ortopedia, dermatologia, gastroenterologia, odontologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia cardiologia, neurocirurgia, mastologia, urologia e cirurgias torácica, oncológica abdominal, oncológica pélvica, vascular, plástica, ginecológica – conização, e de cirurgia de cabeça e pescoço.
No momento da marcação da consulta, é preciso ter o cartão do usuário em mãos e informar um telefone de contato atualizado, por ser o meio utilizado pela instituição para se comunicar.
Consultas reguladas
A gerente explica que, atualmente, as consultas de primeira vez de cardiologia, neurocirurgia, mastologia, urologia e cirurgias ginecológica – conização, e de cabeça e pescoço não são autorizadas pela FCecon, mas pelo Complexo Regulador. Ela explicou que a solicitação é inserida no Sistema de Regulação (Sisreg) por outra unidade de saúde da rede e aprovada pelo Complexo Regulador. Após a autorização, a FCecon agenda e entra em contato com o paciente.
“A FCecon trabalha para que as consultas de primeira vez de todas as especialidades sejam reguladas até o final deste ano”, disse Ferreira.
Radioterapia
Conforme a enfermeira Ana Cláudia Lazameth, ao ser encaminhado para o serviço de Radioterapia, o paciente precisa, primeiramente, agendar a consulta com o médico radioterapeuta na recepção do setor. Segundo ela, é preciso apresentar o cartão do usuário e o encaminhamento médico. O agendamento funciona das 7h às 18h30.
Durante a consulta, o médico irá prescrever a quantidade de sessões que o paciente irá receber. Depois, o usuário será encaminhado até a sala da enfermagem para agendar a simulação.
Na simulação, são obtidas imagens através de tomografia da área a ser tratada, assim como a marcação no corpo do paciente. Após esse procedimento, o paciente irá aguardar em casa a chamada por contato telefônico para iniciar o tratamento.