A programação cultural da última semana do mês de agosto oferece diversos eventos para todos os públicos. De segunda a sexta-feira (26 a 30/08) uma agenda de atrações será levada aos espaços, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também inclui Projetos Contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
Na quarta-feira (28/08), às 18h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o espetáculo “Amarelo Manga”, produzido pelo artista independente, Lucas Rocha. O espetáculo é uma homenagem à ancestralidade de Lucas. Através de experiências e referências ligadas à sua avó, que com sutileza e calma expressa no seu modo de ser, esteticamente colorido por meio de roupas estampadas e as flores que enfeitavam seus cabelos. Ligado ao movimento tropicalista, músicas francesas e eruditas, o espetáculo tem duração de três horas. A encenação tem classificação livre e entrada gratuita.
O Teatro Gebes Medeiros recebe na quinta-feira (29/08), às 19h, a apresentação da 2º edição da “Mostra Teatral – Edição Dutri”. Com duração de três horas, a mostra visa unir grupos de teatro e artistas da cidade em apresentações curtas, com histórias e temáticas diferentes. O objetivo é espalhar a arte na região, sem ego, intimista e com amor.
A 1ª edição teve como foco a apresentação de monólogos, já essa nova edição foca em cenas teatrais em grupo, com temáticas que vão desde a comédia romântica, perspectiva de vida e drama. Com classificação indicativa de 14 anos, e entrada gratuita.
Na quinta-feira (29/08), às 19h, o Teatro da Instalação recebe o espetáculo “Tez”. Com duração de duas horas, o espetáculo aborda a busca incessante por um equilíbrio de si e o desprendimento e compreensão de vivências dos eus do passado, de estereótipos impostos pelo sistema e por expectativas alheias, a partir do entendimento da existência de arquétipos femininos e o reconhecimento e ativação deles em si, em suas multifacetas.
Cada arquétipo permite o acesso a um portal no inconsciente, o que influencia no discernimento e compreensão da realidade, das relações que estabelecemos, dos espaços nos quais convivemos e no direcionamento da nossa energia, que se concretiza em ações e na abertura de caminhos. A apresentação tem classificação de 16 anos, e entrada franca.
‘Concerto didático’
A Amazonas Filarmônica apresenta nesta sexta-feira (30/08), às 15h, o “Concerto didático para alunos”, na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, situado no bairro Redenção. Na ocasião, os jovens estudantes vão poder conhecer de perto como funciona uma orquestra. O maestro e regente Otávio Simões vai apresentar os instrumentos de cada família. Todos vão poder ouvir os instrumentos individualmente e depois em conjunto.
Os alunos também terão oportunidade de aprender um pouco do que o maestro faz na frente da orquestra. Com uma hora de espetáculo, o repertório inclui obras de compositores como Wagner, Rossini, Francisco Manuel da Silva, entre outros. O evento é destinado a alunos e professores da Instituição de Ensino.
O Centro de Artes Galeria do Largo, continua em exibição das exposições: “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho; “9 encontros”, de Silvana Macêdo; “Documentos e Identidades“, por Maria do Rio Negro; “Potências do Corpo Feminino“, de Suelen Siqueira; a mostra “Pintacuia Hiperbólico“, por Marcelo Rufi e apresenta a mostra de lambes “Cola com Noix“, por curadoria de Victor Zagury.
As exposições fazem parte da mostra “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, que tem curadoria de Cristóvão Coutinho. As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, de 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro, zona sul de Manaus.
Endereços:
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
Centro de Artes Visuais Galeria do Largo (Largo de São Sebastião – Centro)