Conhecimentos básicos sobre regras de trânsito já são suficientes para prevenir acidentes. Este é um dos trabalhos promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio do setor de Educação de Trânsito, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em escolas, empresas e órgãos públicos e privados, a fim de formar condutores e pedestres mais conscientes de seus direitos e deveres.
Apenas entre janeiro e junho deste ano, a Divisão de Educação para o Trânsito do IMMU promoveu 119 atividades voltadas a ações lúdicas e informativas sobre trânsito. As atividades envolveram 64 atendimentos a comunidade, 35 implementações de projetos, além de 21 campanhas educativas, alcançando 133.460 pessoas.
Entre as atividades promovidas no primeiro semestre deste ano, está a palestra realizada, em maio, pelo educador de trânsito Werrison Freitas sobre “Atualização da legislação para colaboradores”. A palestra foi transmitida pela web e atingiu sedes da indústria Yamaha Motors de todo o país.
Outra atividade que chama atenção é o projeto “Trânsito na Escola” voltado a alunos de escolas da rede pública e particular de Manaus. A metodologia adotada pelo projeto foi desenhada para falar a linguagem das crianças, apresentando jogos lúdicos.
Brincadeiras que simulam situações reais de trânsito permitem que as crianças vivenciem e entendam a importância de comportamentos seguros, como a travessia segura nas faixas de pedestres, o respeito aos sinais de trânsito e a conscientização sobre os riscos nas vias. Além de jogos interativos, a simulação de travessia segura é um dos pontos fortes do projeto.
Uma novidade deste ano, foi o projeto que levou estudantes a conhecerem o funcionamento de uma empresa de ônibus. Na oportunidade, os alunos puderam tirar suas dúvidas com técnicos das empresas, tiveram informações sobre boa convivência no transporte público e ainda conheceram o funcionamento de áreas, como controle operacional e limpeza dos veículos.
Em maio, a Educação para o Trânsito foi mais evidenciada por meio da campanha internacional “Maio Amarelo”, voltada para reduzir vítimas de acidentes de trânsito. Em 2024, Manaus apresentou uma redução de 13% no número de vítimas fatais no mês de maio em relação ao mesmo período do ano passado.
A chefe da Divisão de Educação do IMMU, Hanara Souza, explicou a atuação do setor para prevenção de acidentes.
“Educação é um importante componente para reduzir sinistros de trânsito, por isso, o setor atua durante o ano todo atendendo pedidos da comunidade, escolas e empresas para levar nossas atividades onde forem solicitadas. Seja crianças ou adultos que trabalham com transporte, todos precisam ter acesso a informações e atualizações sobre as regras para manter um trânsito harmonioso e com respeito mútuo a todos. É importante ainda desenvolver, desde a infância, atitudes voltadas ao bem comum e ao comportamento seguro no trânsito”, concluiu Hanara.