Quinze municípios do interior do Estado recebem, neste mês de maio, as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as atividades levadas a esses municípios incluirão jornadas de cirurgias e a oferta de consultas com médico especialista. “As atividades do mês iniciaram pelos municípios de Juruá, Tabatinga, Parintins e Uarini”, informou Alecrim.
O governador José Melo destaca a importância do programa para reforçar a assistência em saúde, no interior do Estado. Ele explica que o Amazonas Saúde Itinerante, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, tem evitado que milhares de pessoas precisem se deslocar para a capital para tratar doenças ou realizar cirurgias. Somente no primeiro trimestre deste ano, o programa realizou 10,6 mil atendimentos.
Em Juruá, entre os dias 2 e 5 deste mês, o programa permitiu a realização de 33 cirurgias gerais e ginecológicas. Além disso, a ação levada ao município incluiu 141 atendimentos em consultas de pediatria e mais 118, em neurologia. A cidade de Uarini iniciou maio recebendo consultas na especialidade de oftalmologia. Em Parintins e Tabatinga serão concluídas nesta quarta-feira, dia 7 de maio, jornadas de cirurgias de catarata, iniciadas nos dias 4 e 5, respectivamente.
As jornadas de cirurgia geral também serão levadas, neste mês, a Autazes e Eirunepé. Cirurgias de catarata estão programadas, ainda, para Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Urucurituba. As consultas de oftalmologia, por sua vez, devem acontecer em Apui, Caapiranga, Careiro Castanho e Manacapuru.
Lábio leporino – No período de 11 a 17 de maio, o município de Parintins receberá uma jornada especial de cirurgias reparadoras de lábio leporino. A ação será desenvolvida pela Susam em parceria com as organizações não governamentais Smile Train e Amazon Outreach, a Prefeitura de Parintins, Igreja Presbiteriana de Manaus e Igreja Batista de Parintins.
“Temos a previsão de atender 57 pacientes nesta ação, entre adultos e crianças, incluindo moradores de Parintins, Nhamundá e Manaus”, explicou o cirurgião Joaquim Alves, um dos coordenadores da ação. A jornada de cirurgia acontecerá no Hospital Jofre Cohen, do Governo do Estado.