Autor de clássicos das humanidades sobre a Amazônia, Francisco Foot Hardman cumprirá agendas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para conferências, lançamento de livro e minicursos. Em Manaus, o autor estará no dia 2 de fevereiro, às 9h, no auditório térreo da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), na avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14 de Janeiro. No dia 7 de fevereiro, às 18h30, Francisco Foot estará em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), para lançar a obra “A vingança da Hileia”.
O livro contém ensaios que partem da análise da obra “escrever a Amazônia” de Euclides da Cunha, além de tecer o debate com a literatura moderna para questionar explicações fáceis a respeito da Amazônia.
O professor titular do Instituto dos Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Foot Hardman também ministrará o minicurso “Amazônia: do colonialismo à nova centralidade para o Brasil e o mundo” nos dias 5 e 6 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório da Escola Normal Superior (ENS/UEA) na avenida Djalma Batista, 2010, Chapada. E nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório Feliciano Parente, no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest/UEA), localizado na Estrada do Bexiga, nº. 1085, Jerusalém, em Tefé.
As palestras serão gratuitas, com carga horária de 8h, e voltadas à comunidade acadêmica e ao público em geral.
Segundo o diretor do Cest/UEA, Yomarley Holanda, é compositor de diversas manifestações culturais amazônicas, Hardman é autoridade nos estudos amazônicos. “Sua obra possui caráter interdisciplinar e tem inspirado, além de estudos acadêmicos, muitas produções artísticas nas manifestações festivas da região”, destacou.
Para participar do minicurso, basta preencher o formulário: https://forms.gle/VyRg8JgLhUvnujQ97