A “7ª Semana da Pedagogia: Desafios e perspectivas de educação e formação docente pós-pandemia” dá sequência aos eventos apoiados pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam). A ação, realizada de forma virtual e presencial, pretende promover reflexão e discussão da problemática educacional e a formação de professores na Amazônia brasileira, a partir do impacto social da pandemia/pós-pandemia no contexto da educação e saúde.
Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fapeam, o evento realizado no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest/UEA), município amazonense (a 523 quilômetros de Manaus), entre os dias 21 a 24 de novembro, debate sobre os processos de formação inicial e formação continuada de professores, estendendo-se à comunidade escolar e pesquisadores envolvidos na prática de pesquisa e extensão.
A palestra sobre Educação e Pandemia abre a Semana, que também realiza oficinas, rodas de conversa, minicursos, cineclube – Tecendo Paneiros, além de abordar os eixos temáticos: formação de professores, pluralidade cultural e práticas pedagógicas no contexto do Médio Solimões, educação em ciência, grupos de trabalho e exposição de trabalhos técnico-científicos, relatos de experiências, exposição de atividades artísticas e literária e lançamento de livro.
O encontro visa promover e divulgar a produção técnico-científica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a integração e o diálogo entre as instituições educativas, em diferentes níveis do ensino superior e educação básica.
De acordo com a coordenadora, a doutora e mestra em Educação, Cilene de Miranda Pontes, nesta versão, pretende-se problematizar as questões pertinentes aos impactos da pandemia na educação, na universidade e nas escolas de ensino básico e ensino superior.
“A Semana visa também favorecer a construção de novos saberes e práticas docentes, no campo da pedagogia e da formação de professores, documentar e produzir fontes de pesquisa futuras sobre os rumos da pandemia na atual sociedade”, completou.
Na oportunidade, Cilene Pontes disse que o apoio da Fapeam tem sido fundamental para os processos de socialização, publicação e construção de novos conhecimentos. “Sem a Fapeam não teríamos condições de trazer palestrantes de fora para colaborar com a ação e com a logística do evento. O apoio é significativo, principalmente, para que eventos como esse aconteçam com maior segurança e produtividade, principalmente para o interior do Amazonas”, destacou.
A Semana é voltada para acadêmicos do curso de Pedagogia e de outros de licenciatura oferecidos no Cest/UEA, professores da Educação Básica e do ensino superior, alunos de pós-graduação e comunidade local. As inscrições são feitas em https://www.even3.com.br/vii-semana-de-pedagogia-desafios-e-perspectivas-de-educacao-e-formacao-docente-pos-pandemia-377187/
Parev
O Programa visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Agenda CT&I
Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://tinyurl.com/3ezvf6j7