Municípios do Alto Solimões recebem ações pedagógicas no ‘Amazonas Presente’

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: ARQUIVO SECOM

Os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença recebem, entre os dias 27 e 29 de agosto, diversas ações pedagógicas voltadas para capacitar professores, alunos e moradores da região do Alto Solimões. As atividades são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – por meio do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe) – e fazem parte do reforço de ações que serão levadas para a região durante a segunda edição do programa “Amazonas Presente”.

De 27 a 29 de agosto, os municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, respectivamente, servirão de palco para uma oficina de arte indígena. Voltada a professores, alunos indígenas e comunidade no geral, a iniciativa apresenta o grafismo indígena como ferramenta didática na práxis intercultural.

Também de 27 a 29 de agosto, jovens, adultos e idosos de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença terão a oportunidade de realizar o Exame Eletrônico da Seduc-AM na modalidade Educação Jovens e Adultos (Eja), através do Sistema Eletrônico de Avaliação. A ação tem como objetivo desenvolver os ensinos Fundamental e Médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar ou oportunidade de estudar.

FOTOS: ARQUIVO SECOM
Segundo o secretário de Estado de Educação (Seduc-AM), o trabalho é um reforço às atividades que já são desenvolvidas ao longo do ano letivo. “Além dos serviços estruturais, precisamos também lembrar que a secretaria tem que pensar no pedagógico, por isso estamos reforçando as nossas atividades durante esse período”, reforçou. As ações estão envolvendo cerca de 20 técnicos da secretaria. 

Meio ambiente – A educação ambiental também é um dos focos das atividades do Amazonas Presente nos municípios. De 27 a 29, no período diurno, as comunidades do Alto Solimões sediam a oficina para implantação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade do Ensino “Com Vidas” e um workshop de implantação e implementação de hortas.

A ideia da iniciativa é promover hábitos alimentares saudáveis e consciência ambiental por meio da introdução de hortas em escolas-piloto dos municípios, além de fortalecer as ações da Agenda Ambiental Escolar através do protagonismo juvenil nas unidades de ensino.

Cultura –
 Englobando os segmentos das artes visuais, música, dança e teatro, professores, alunos e moradores de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte participam, entre os dias 27 e 29 de agosto, de atividades que envolvem técnicas pedagógicas a serem utilizadas nas linguagens artísticas.

Entre os métodos apresentados, estão: construção do Círculo Cromático e reconhecimento das harmonias, exercícios de respiração vocal, expressão corporal, jogos cênicos e canto oral. O objetivo é que a comunidade domine esses procedimentos e os aplique na dia a dia, com base no contexto de cada município.

Desporto – No campo da Educação Física, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte recebem, de 27 a 29, oficinas de prática nas modalidades atletismo escolar, handebol escolar, voleibol e ginástica geral, entre outras. As atividades têm o intuito de oportunizar o conhecimento de técnicas pedagógicas a serem utilizadas nas aulas de Educação Física das escolas dos três municípios.

‘Amazonas Presente’ – Promovido pelo Governo do Amazonas, o programa tem como objetivo aproximar a população dos 61 municípios do interior aos serviços oferecidos pelos órgãos estaduais. O “Amazonas Presente” foi lançado em maio deste ano, com ações em Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS