As unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o pontofacultativo, decretado pelo Governo do Estado, para depois do meio-dia desta quarta-feira (27/06). A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informa que, durante todo o dia, 25 unidades estarão abertas para atender a população.
Estarão funcionando, em regime de plantão, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, os sete prontos-socorros e as sete maternidades, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. Os SPAs possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, pequenos ferimentos e cefaleia (dor de cabeça). Os casos mais graves devem ser atendidos nos prontos-socorros. As maternidades oferecem o atendimento às mulheres gestantes.
Nas unidades ambulatoriais, que atendem com consulta agendada, como é o caso dos Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi), dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), das Policlínicas e das Fundações, o atendimento será das 7h às 12h. A Susam informa que os procedimentos deste dia foram agendados somente para o horário da manhã e que os serviços retornam ao horário normal na quinta-feira (28/06), a partir das 7h.
Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência):