53,7% dos turistas estrangeiros não pretendem voltar à Manaus, segundo pesquisa da IFPEAM

(Foto: Karla Vieira/Semcom)

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgaram a Pesquisa do Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus nesta sexta-feira (5). A estatística realizada no período da Copa do Mundo apontou que 53,7% dos turistas não pretendem voltar à cidade. Entretanto, 63,5% dos turistas nacionais respondeu que certamente voltarão à capital amazonense.

As maiores dificuldades para alavancar o turismo na cidade relatadas pelos gerentes e empresários do setor são: a ausência de eventos culturais e empresariais, ausência de infraestrutura aeroportuária, infraestrutura do município, incentivos fiscais e melhor divulgação da cidade no Brasil e no exterior.

Apesar de declararem que não pretendem retornar à cidade, 60,5% dos turistas estrangeiros disseram que Manaus superou as expectativas e, 63,2%,  recomendam a capital como rota turística. Quando indagados sobre quais as outras cidades do Amazonas que pretendiam visitar durante a viagem, Presidente Figueiredo foi a opção citada por 50% dos turistas nacionais. Já os turistas estrangeiros citaram Parintins (42,9%).

De acordo com a Fecomércio, o objetivo da pesquisa foi traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor.

Motivações

Os maiores motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foram a prática de esportes e aventuras com 81,6%, seguidos dos rios e cachoeiras (42,1%), fauna e flora (30,3%), monumentos e museus (26,3%) e trilhas na selva (19,7%). Já os passeios (40,2%) e negócios (12,6%). Amigos e parentes induziram a maioria dos turistas nacionais a visitar Manaus, já os turistas estrangeiros foram induzidos pela internet.

Satisfação e insatisfação

Em relação à satisfação, os grandes destaques foram os atrativos naturais, culturais, hospedagem, hospitalidade manauara, diversão noturna e atendimento geral. Por outro lado, os serviços públicos, ainda são os grandes responsáveis pela insatisfação, tanto dos turistas nacionais quanto dos estrangeiros, demonstrando a necessidade de investimentos no setor.

Média/gastos por turista

Durante sua visita, observou-se que a maioria dos turistas nacionais esteve disposta a gastar entre R$ 2.401,00 a R$ 3.000,00. Já na análise os turistas estrangeiros, observou-se que a grande maioria gastou acima de U$ 1.757,00.

Realização da pesquisa

A pesquisa conta com dois tipos de questionário, um para entrevistas com os turistas e outro para entrevistas com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo. Os questionários foram formados por questões fechadas contendo também questões abertas, permitindo com isso que os entrevistados possam manifestar suas opiniões.

Noventa entrevistas foram realizadas, por meio de uma amostragem de conveniência. Já em relação ao turista, foi calculada uma amostra com margem de erro de 5,0% e nível de confiança de 95%, totalizando 385 entrevistas, divididas proporcionalmente em 158 para turistas de origem Nacional e 227 de origem Estrangeira.

*Com informações da Fecomércio

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close