Seduc promove 1º Workshop de Ciências da Natureza do Estado do Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Para socializar práticas pedagógicas bem sucedidas desenvolvidas em escolas públicas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará, nesta quinta-feira, dia 19 de maio, o 1º Workshop de Ciências da Natureza do Estado do Amazonas.

coracao

Com o tema “Perspectivas e desafios para a Educação básica”, o workshop será iniciado às 8h30, no auditório da escola estadual de tempo integral Senador Petrônio Portella, localizado na avenida Bartolomeu Bueno, s/nº, conjunto Dom Pedro, na zona centro-oeste de Manaus. O evento pedagógico reunirá 300 professores da rede pública estadual que ministram aulas nas disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia.

Durante o workshop, os 300 professores participantes terão acesso a palestras e aos seguintes minicursos: “Meteorologia na educação básica”; “Práticas alternativas de laboratório”; “Programa Mais Ciência para os anos iniciais”; “Elaboração de jogos para o ensino de ciências da natureza”; “O olhar pedagógico do ensino de ciências naturais para os alunos com necessidades especiais”; “Sadeam como ferramenta prática no ensino de ciências da natureza”; e “Cultura científica no espaço não formal”.

Apenas para relembrar e esclarecer, Sadeam é o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas, que permite a avaliação do desempenho individual e coletivo dos estudantes amazonenses e os números e dados estatísticos obtidos por esta ampla avaliação servem como subsídio para a gestão institucional, no que se refere a definições de políticas públicas educacionais.

O evento será marcado, ainda, pela palestra magna “Ciências da Natureza: perspectivas e desafios para a educação básica”, ministrada pela professora doutora Daniela Franco, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.

Seduc lançará concurso de boas práticas pedagógicas

Durante o workshop, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançará o “Concurso de boas práticas no ensino de ciências da natureza”. Voltado para professores, o concurso dará destaque a ações educacionais, criativas e impactantes, desenvolvidas em escolas do Amazonas.

Os melhores trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão julgadora formada por mestres e doutores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). O edital do concurso será divulgado durante o workshop.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS