Dra. Mayara homenageia psicólogos e reconhece a importância da profissão

Uma Sessão Especial pelo Dia do Psicólogo foi realizada na manhã desta segunda-feira (26), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), conforme Requerimento nº 3022/2019, de autoria  da Deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP). No evento foram homenageados o Conselho Regional de Psicologia (CRP) 20ª Região – AC, AM, RR e RO, na pessoa do presidente Gibson Alves dos Santos, além de psicólogos e psicólogas atuantes no Amazonas nas áreas públicas e privadas.

A sessão foi aberta pela vice-presidente da Aleam, deputada Alessandra Campêlo (MDB), e teve a participação da deputada Therezinha Ruiz (PSDB). Na abertura, a deputada Dra. Mayara recorreu ao alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do século, e fez referência à alta taxa de suicídio e de depressão, que infelizmente está aumentando no Brasil, para demonstrar a importância do psicólogo na vida individual, assim como na composição das redes de saúde pública e privada.

“Hoje o conceito de saúde não é só um bem-estar físico, mas também o bem-estar mental, o bem-estar psíquico. Eu acredito que muito do que a gente tem na mente reflete no nosso corpo como um todo, nos nossos comportamentos. E o profissional que é gabaritado para atuar nesse sentido é o psicólogo. Ele é o profissional que estudou, que tem o conhecimento técnico para impedir que as pessoas não cheguem às mãos de pessoas não qualificadas”, disse.

Para o presidente do CRP, Gibson dos Santos, a defesa dos direitos humanos é o pilar que baseia o Conselho, principalmente num período de retrocesso como o que estamos vivendo, quando a assistência pública está perdendo o espaço da assistência pública para a saúde privada. “A Psicologia saiu de um patamar elitista e se reinventou para ser uma psicologia com compromisso social, para quem mais precisa, para as pessoas que estão à margem, vivem a necessidade de serem assistidos”, acrescentou.

Falando em nome do plenário, a deputada Therezinha Ruiz disse ser uma homenagem justa e no momento certo, onde todos nós temos visto a necessidade e a urgência de ampliar os cargos de psicólogos em todas as áreas, em especial saúde e educação. A deputada lembrou da sua luta no legislativo pela criação de cargos de psicólogo na rede de ensino pública no Amazonas, a fim de garantir o princípio de “mente sã e corpo são” para a juventude.

Close