Wilson Lima inaugura laboratório de robótica em Iranduba, dando continuidade ao programa Educa+Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Bruno Zanardo/Secom

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (03/06), mais uma unidade do Espaço Maker. Dessa vez, o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva, em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, foi a unidade escolhida para receber o espaço. Este é o oitavo laboratório equipado com mais um Espaço Maker, do projeto Fazer Para Aprender, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021.

Na entrega, o governador e a secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, visitaram o espaço e conversaram com os estudantes sobre o laboratório, que é composto por recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada, e projeção midiática.

“A gente está inaugurando, hoje, mais um Espaço Maker, que é um laboratório de robótica numa escola pública do Estado, e isso é algo inédito, nunca aconteceu no Amazonas. É a oportunidade que os alunos da escola pública de baixa renda vão ter de acessar tecnologia de ponta. Isso é um avanço sem precedentes na nossa história”, destacou Lima.

Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual terão práticas experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento, além de desenvolverem as metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes.

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Ketlen Souza, de 17 anos, estuda Ceti que ganhou o Espaço Maker. Ela diz que a oportunidade de usar equipamentos tão modernos será ótima para sua formação.

“Achei essa sala muito interessante, porque ela retrata uma inovação para a nossa escola, sendo que nenhuma escola do município tem essa sala, que vai renovar nosso colégio pra muito melhor. Principalmente a máquina 3D, que eu sempre sonhei em usar uma, e eu vou ter essa oportunidade já nesse ano”, observa a jovem.

Espaços Makers entregues

Ao todo, serão 100 laboratórios entregues para a rede estadual. Em junho, o Governo do Amazonas fará a entrega de 20 unidades. Com a inauguração do Espaço Maker no Ceti Izabel Desterro já são oito unidades.

Desse total, cinco unidades foram destinadas ao interior nos municípios de Tefé, Benjamin Constant, Codajás, Manacapuru e, agora, em Iranduba. Outras três unidades já estão em funcionamento em Manaus: na EETI Maria Arminda, no Ceti João dos Santos Braga e no Ceti Dariana Correa Lopes.

Fazer Para Aprender

O projeto compõe o programas Educa + Amazonas e possibilitará aos alunos da rede estadual atividades práticas e experimentais nas mais diversas áreas de conhecimento, aproximando-os de situações desafiadoras e os instigando na busca da resolução de problemas, como foco na melhoria da aprendizagem, no desenvolvimento de projetos, de acordo com o contexto local, e, até mesmo, no empreendedorismo.

Cem escolas da rede estadual serão contempladas com Espaços Makers, laboratórios que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS