O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), após sessão plenária do Poder Legislativo Municipal desta terça-feira (18), informou aos parlamentares que existem mais de 30 obras, fruto das emendas parlamentares em fase de licitação, segundo informações obtidas em reunião de trabalho na manhã de hoje. “No total representam mais de 50% das obras em licitação”, afirmou.

Wilker Barreto disse que são realizadas reuniões semanais para tratar das emendas. “As emendas parlamentares são tidas como prioritárias. É matéria prioritária nossa. Estamos bastante adiantados, avançados”, assegurou, informando que, na terça-feira (25), nova reunião já está agendada na Semef para que o Poder Legislativo Municipal tenha um controle do andamento das emendas.
O presidente mencionou, ainda, que a Câmara dará um curso, quinta-feira (20), destinado aos chefes de gabinete dos vereadores, para que possam deixar aos parlamentares informados do andamento das obras. Wilker lembrou que, desde o dia 3 de agosto, os vereadores e a sociedade têm acesso a consultas e acompanhamento do processo das emendas apresentadas pelos parlamentares ao Orçamento de 2015 do Executivo Municipal, pelo endereço eletrônicohttp://emendasparlamentares.manaus.am.gov.br/. Ele explicou que a Semef está online e com um software novo, aberto à consulta para a população.
As propostas dos vereadores ao Orçamento Municipal deram origem a 48 projetos de obra e 56 projetos para eventos e convênios. Para as emendas, o Executivo Municipal disponibilizou recursos na ordem de R$ 20 milhões. As emendas serão executadas até o final deste ano.
Entre as emendas, encontram-se a reforma da quadra poliesportiva de Santa Luzia; a reforma parcial do Complexo Esportivo da Vila da Prata; a construção de academias ao ar livre na comunidade do Tupé; Complexo Esportivo Ruxinol, na Cidade Nova; no Cidade de Deus; Parque São Pedro e Praça Polivalente do Japiim e a construção da academia ao ar livre da Terceira Idade Dr. Thomas.