Wilker Barreto e Josué Neto firmam Termo de Cooperação Técnica

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), firmaram, nesta quinta-feira (1º), um Termo de Cooperação Técnica para troca de experiências na implantação de um sistema virtual de acompanhamento e controle dos processos legislativos.

wilker

“Essa singela assinatura do Termo entre as Casas só tem um objetivo: servir a sociedade. São os dois Poderes conversando entre si e trocando experiência. A Assembleia Legislativa tem grande experiência, assim como a Câmara, obviamente que tudo o que houver de positivo será compartilhado e de grande valia para ambos os Poderes. Assim teremos Casas céleres, voltadas para um serviço de qualidade para a sociedade”, frisou o presidente do Parlamento Municipal, vereador Wilker Barreto (PHS).

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), afirmou que  a Câmara Municipal estará ajudando a Assembleia Legislativa no sentido de haver essa cooperação técnica para que a Aleam tenha celeridade na tramitação dos projetos, de forma informatizada. “Agradeço, em nome dessa Casa e de seus funcionários, essa cooperação que estamos assinando hoje entre as duas Casas Legislativas. Essa é, sem dúvida nenhuma, a primeira oportunidade de muitas que virão”, salientou.

Desde 2013, a Câmara vem ampliando a divulgação de seus atos no portal da instituição, onde, além do público interno, o cidadão também acompanha pela web o conteúdo dos projetos de lei em tramitação, leis aprovadas e promulgadas, a pauta do dia, folha de pagamento, dentre outras informações.

Durante as Sessões Plenárias, os vereadores também têm acesso, por meio de tablets, à Pauta do Dia — ‘Ordem do Dia’, o que deve ser possível, em breve, para os deputados no Parlamento Estadual.

Segundo informações do diretor de Informática da Aleam, Márcio Kennedy Siqueira, o sistema está em desenvolvimento por técnicos do setor de informática da Casa, com o auxílio de servidores da CMM. Ele explicou que a implantação do sistema será divida em duas fases. Na primeira fase, a Gerência de Comissões e os assessores de gabinetes serão treinados e farão o carregamento dos dados no sistema. Na segunda fase, ainda em fase de estudo, a Casa fará adaptações para o uso do sistema de tramitação no plenário, onde ainda não há computadores. Também nessa fase, serão feitas adaptações para que os dados estejam disponíveis para a população.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close