Publicado em: 5 de Setembro de 2017 18:56
Convidada para a abertura do Festival, a premiada Vivá Cia. de Dança, do coreógrafo amazonense Carlos Fontinelle, apresentará montagem baseada na obra de Dorival Caymmi.

O mar é o cenário poético das questões que perpassam a vida dos personagens no espetáculo “Sobre as ondas do mar”, da premiada Vivá Cia. de Dança (RJ), a ser encenado na noite de abertura do 7º Festival Amazonas de Dança, nesta sexta-feira (8), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, com entrada franca e classificação livre.
O evento segue até o dia 10 de setembro vai reunir montagens locais de temáticas e linguagens diversas, como dança contemporânea, performance e intervenção, no Teatro Amazonas e no Largo de São Sebastião, sob a realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), em parceria com o Fórum de Dança do Amazonas.
Sob a execução da Vivá Cia de Dança, do coreógrafo amazonense Carlos Fontinelle e inspirada na obra do músico baiano Dorival Caymmi, o espetáculo de abertura do Festival se baseia nas expectativas, na submissão, nos desejos e no amor como fluxo das ondas do mar. A concepção da coreografia foi pensada no movimento do corpo e na capacidade humana de se lançar e voltar atrás em seus sentimentos, de se encher e se esvaziar, marejar como esse mesmo fluxo, de forma contínua e viva, como as águas do mar.
Fontinelle será também um dos homenageados do 7º Festival Amazonas de Dança e se diz ansioso para a apresentação no Teatro Amazonas. “Não vejo a hora de poder dividir isto tudo!”, declara o coreógrafo, que se apresentará pela primeira vez no palco ícone da cultura no Amazonas.
“Estou muito feliz em poder fazer uma apresentação no Teatro Amazonas, junto com a Vivá, que, como o nome já diz em Tupi, ‘é forte como a natureza’. Minha emoção é sem medida! Estou, talvez, mais nervoso do que quando me apresentei no evento da Copa do Mundo, no Maracanã, pois, na plateia, estará toda minha família: minha mãe, avós, irmã, tios, primos. Já pensou? Acho que muitos deles nunca estiveram no Teatro Amazonas”, relatou o coreógrafo, contagiado.
Para Fontinelle, será também um momento especial poder participar do Festival Amazonas de Dança, evento importante para o fomento da classe artística no Estado. Segundo ele, o público vai poder assistir “a um espetáculo com uma narrativa que tem começo, meio e fim, com composições de Dorival Caymmi no repertório, tendo à frente a música ‘O Mar’ e com uma mistura de canto, teatro e muita dança contemporânea”, finalizou.
“Sobre as ondas do mar” é um espetáculo de dança contemporânea e música ao vivo com classificação indicativa para todas as idades. Direção, concepção e coreografia: Carlos Fontinelle; roteiro e textos: André Sigom; bailarinos/interpretes: Diego Endrigo, Luana Barros, Gabriela Mattos, Joane Mota, Carlos Fontinelle e Erick Simões; cantores/atores: André Sigom e Gisele Leal; músico convidado: Thiago Garcia; trilha sonora: Bruno Costa; direção de produção: Cláudia Bueno; fotografia: Wendel Mourige.
Vivá Cia de Dança – Concebida em 2012, apresenta uma identidade mais concisa, defendendo conceitos de movimento e estética. Tem como proposta o desenvolvimento de trabalhos onde o público sinta a emoção do corpo na simplicidade da dança, com dois programas de montagem: o Projeto “Show de Aula” e o “Programa Principal”. Com repertório variado, circula com seus trabalhos em mostras, curtas temporadas e intervenções artísticas urbanas, levando a dança a lugares inusitados do cotidiano da cidade.
Carlos Fontinelle – Com uma trajetória que iniciou nos palcos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, nos cursos de Teatro e Dança, hoje, o amazonense coleciona uma vasta experiência na dança, sempre procurando crescer ainda na mais profissão que escolheu trilhar, por meio da participação em diversos seminários, workshops e festivais de dança.






































































