Vice-prefeito Renato Junior entrega área comunitária restaurada e inaugura Cruz Gloriosa no Colônia Antônio Aleixo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Clóvis Miranda / Semcom

 

O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, inaugurou, neste domingo, 30/11, o monumento Cruz Gloriosa, obra que simboliza a fé e a resistência, erguido na rotatória do Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital. A intervenção, executada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), é uma realização conjunta da Prefeitura de Manaus e da Arquidiocese da capital, em homenagem aos 75 anos da paróquia Nossa Senhora das Graças.

Segundo o vice-prefeito, o monumento integra um conjunto de intervenções urbanas que reforçam o valor histórico, religioso e cultural do bairro.

“A equipe da Semulsp, comandada pelo secretário Sabá Reis, está entregando, se dedicando, fazendo além da limpeza pública, monumentos como este, que ficarão na memória de todos que aqui estão. A Prefeitura de Manaus também faz um agradecimento à igreja, que não se preocupou apenas com um prédio público histórico da cidade de Manaus, mas também se preocupa em ter a Fazenda da Esperança para reabilitar pessoas que precisam de um ressignificado”, ressaltou Renato Junior.

O monumento Cruz Gloriosa foi criado pelo gari e escultor Luiz Silva, conhecido como Luizinho, servidor da Semulsp, e simboliza a fé e a resistência de uma comunidade marcada por profundas memórias históricas. Além da cruz, duas outras esculturas compõem o conjunto artístico instalado na rotatória: uma representação de Jesus Cristo carregando a cruz no Calvário e outra de Maria segurando o corpo do filho após a crucificação.

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou o trabalho do artesão e criador do monumento Cruz Gloriosa. “O Luizinho não é o único artista que nós temos na Semulsp, temos outros que cuidam do paisagismo, e outras áreas. Nós estamos cuidando para que Manaus fique cada vez mais bonita, para virar uma cidade mais linda e mais turística”, comemorou Sabá.

Foto: Clóvis Miranda / Semcom

Revitalização

Além da implantação do conjunto escultórico, a revitalização da rotatória do Colônia Antônio Aleixo incluiu serviços de limpeza geral, recuperação do canteiro central, paisagismo, pintura e melhorias visuais na área. As intervenções contribuem para a valorização do espaço urbano e para o bem-estar de moradores, pedestres e motoristas que circulam diariamente pelo local.

 

O pároco da comunidade, padre Gastón Miguel, celebrou o trabalho da Semulsp em favor do progresso da cidade de Manaus.

 

“Este monumento não é apenas uma obra física, é um sinal visível da atenção, da prontidão e da disponibilidade da Prefeitura de Manaus, em que é visível a sua intenção de transformar a nossa cidade em uma das cidades mais bonitas do nosso Brasil. Que Deus abençoe a todos,” disse o padre Miguel.

Foto: Clóvis Miranda / Semcom

 

Após a inauguração do monumento, os fiéis seguiram em procissão até a Igreja da Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde foi celebrada uma Missa em Ação de Graças pelos 75 anos da paróquia. A cerimônia contou também com a presença do cardeal dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus.

 

A ação reforçou o compromisso do município com a requalificação de espaços públicos e com o respeito à identidade das comunidades, reconhecendo a importância simbólica, social e afetiva do Colônia Antônio Aleixo para a memória da cidade. Mais do que uma intervenção urbana, a nova rotatória se torna um marco de reconstrução, fé, memória e esperança para a comunidade, reafirmando o valor do patrimônio que conecta passado, presente e futuro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS