Vacina contra Influenza também está disponível nos CAICs e CAIMIs

Facebook
Twitter
WhatsApp

Pessoas a partir de 60 anos e crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, incluídos nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para receber a imunização contra a Influenza, podem se vacinar nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs) e nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs).

vacina

Estas unidades da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, estão atuando junto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Prefeitura, para assegurar uma boa cobertura vacinal da campanha contra a gripe, que teve início no dia 30 de maio e se estenderá até o dia 20 deste mês.

“As pessoas incluídas nos grupos prioritários não devem deixar de se vacinar. É importante que procurem a unidade de saúde para receber a imunização, que incluiu a proteção contra o vírus H1N1”, disse o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. Além dos idosos e das crianças, a campanha de vacinação é voltada para as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais e população privada de liberdade.

Balanço parcial da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta que, até o momento, o Amazonas tem cobertura vacinal de 34,55%, o equivalente a 300.254 pessoas imunizadas. A estimativa é que, no Estado, 940 mil pessoas integrem os grupos prioritários a serem imunizados. A meta do Ministério da Saúde é que, até o final da campanha, ao menos 80% desse público-alvo receba a vacina contra a gripe.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de etiologia viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito. Para preveni-la, é importante manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados. O objetivo da campanha de vacinação realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, em parceria com Estados e municípios é reduzir os casos de agravamento, internações e óbitos relacionados à doença.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS