As unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado de Ano Novo, nesta segunda-feira (1°). O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, informa que 24 unidades estarão abertas para atender à população.
Estarão funcionando os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, os sete prontos-socorros e as sete maternidades. Os SPAs possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, pequenos ferimentos e cefaleia (dor de cabeça). Os casos mais graves devem ser encaminhados aos prontos-socorros. As maternidades ofertam o atendimento às gestantes.
Nas unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos serviços ambulatoriais das unidades do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) e do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), Policlínicas e Fundações –, não haverá atendimento no feriado. O funcionamento destes serviços será retomado na terça-feira (2), a partir das 7h.
Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência):
· Azilda Marreiro – Avenida Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia 2
· Alvorada – Rua 07, s/n – Alvorada I
· Instituto da Mulher Dona Lindu – Avenida Mário Ipiranga Monteiro, 1581, Adrianópolis
· Chapot Prevost – Estrada do Aleixo, km 16 – Colônia Antônio Aleixo.
Réveillon
A Susam vai apoiar na festa de Réveillon, realizada pela prefeitura, em Manaus, na Ponta Negra, com a presença de uma equipe de profissionais de saúde e ambulância para prestar atendimento de primeiros socorros à população que vai comemorar a virada de ano naquele complexo turístico. Segundo o coordenador da equipe, Paulo Viana, em caso de ocorrência, os profissionais estarão a postos para fazer os primeiros atendimentos e levar o paciente para o posto de saúde localizado no próprio balneário.
Paulo alerta que, neste tipo de festa, a maioria dos atendimentos está relacionada ao consumo exagerado de bebida alcoólica. “Pedimos que as pessoas se alimentem bem antes de sair de casa, e que bebam com moderação e responsabilidade”, aconselha Paulo.