A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, pioneira na adoção da metodologia BIM (Building Information Modelling) no Estado, avançou mais uma etapa do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O órgão realizou nesta segunda-feira (31/01) a entrega da documentação e abertura dos envelopes para fins de habilitação das empresas que participam da licitação TP 01/2021, para contratação de serviços de engenharia versados em modelagem BIM.
A licitação em curso serve para contratação de empresas de serviços de engenharia especializados para modelagem, compatibilização, quantificação de projetos e planejamento de obras de infraestrutura urbanística, arquitetura e saneamento básico na Metodologia BIM na esfera do Prosamin+.
Na reunião, foi realizada a abertura da documentação, com habilitação das propostas apresentadas. Na etapa seguinte, após a abertura das propostas de preço, inicia-se a verificação da documentação em conformidade com o edital e a leitura das propostas de preços.
Eficiência e impacto – A Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia que garante mais eficiência e impacta no planejamento, na gestão dos custos e nas escolhas de soluções técnicas para a obra.
“Por meio dela, é possível identificar, com maior precisão e agilidade, inconsistências que tendem a retardar e aumentar o custo do projeto”, explica Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE.
Os modelos gerados por computador, explica Campêlo, contêm geometria e metadados necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição, que compõem a realização de uma obra.
A UGPE tem realizado treinamento para servidores desde 2020, para que possam estender o uso da metodologia a todos os projetos executados pelo órgão, adequando-os ao novo padrão, em especial no Prosamin+, lançado pelo governador Wilson Lima no ano passado.